Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB-RO assina ação ao STF para Impedir multa por uso de VPN

Página Inicial / OAB-RO assina ação ao STF para Impedir multa por uso de VPN

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) assinou, junto com todas as seccionais estaduais e a diretoria nacional da OAB, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1190, apresentada na terça-feira (3/9) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A ação tem o objetivo de invalidar a decisão que prevê uma multa de R$ 50 mil para quem utilizar redes privadas virtuais (VPN) para acessar a plataforma X (antigo Twitter). A sanção foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes e validada pela Primeira Turma do STF.

A OAB agora solicita que o Plenário do STF, composto por todos os ministros, analise a questão de forma mais abrangente. O documento é assinado pelo presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, além dos presidentes de todas as seccionais estaduais, incluindo o presidente da OAB Rondônia, Dr. Márcio Nogueira. Simonetti destacou a preocupação da entidade com o respeito ao devido processo legal. “Nos preocupa esse trecho específico da decisão, que determina, de forma ampla e genérica, a aplicação de uma sanção sem o devido processo legal. A Constituição é clara sobre a necessidade de ampla defesa e contraditório. Vamos atuar para fazer valer o texto constitucional”, afirmou.

A ação argumenta que a imposição da multa viola diversos princípios constitucionais, como os artigos que tratam da separação dos poderes, da legalidade, da ampla defesa e do contraditório. Segundo a OAB, a decisão cria “um ilícito penal e cível não previsto pelo ordenamento jurídico brasileiro” e “impõe uma sanção genérica e abstrata”, o que contraria os preceitos fundamentais consagrados pela Constituição Federal.

A OAB-RO, ao lado das demais seccionais, reforça a importância de uma análise cuidadosa da questão pelo Plenário do STF. Além de destacar a desproporcionalidade da multa de R$ 50 mil, a Ordem aponta que a sanção não encontra respaldo no ordenamento jurídico brasileiro e representa um ato desarrazoado para uma conduta tão simples como o acesso a uma plataforma digital.

“É um compromisso da OAB defender os direitos fundamentais e garantir que o texto constitucional seja cumprido em sua totalidade. A imposição de uma multa sem o devido processo legal é uma afronta a esses princípios,” declarou Dr. Márcio Nogueira, destacando a união da advocacia em prol da proteção das garantias constitucionais.

Agora, a entidade aguarda o pronunciamento do Plenário do STF sobre a matéria, reforçando a relevância da controvérsia e a importância da defesa dos preceitos constitucionais.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone