Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB-RO atua no combate a Fake News na eleição em Rondônia

Página Inicial / OAB-RO atua no combate a Fake News na eleição em Rondônia

Denúncia recebida pela Ordem foi enviada ao Ministério Público Eleitoral para investigação

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia recebeu uma notícia de descumprimento do Pacto em Defesa da Democracia e Combate à Desinformação assinado pelos candidatos ao governo do Estado de Rondônia no dia 16 de agosto. O expediente foi protocolado no Observatório das Eleições, na última segunda-feira (24), e encaminhado ao Ministério Público Eleitoral para as devidas apurações, nesta quarta-feira (26).

A denúncia foi formalizada pela Fundação Pio XII contra a Coligação Majoritária de Governador “Compromisso, Trabalho e Fé”, formada pelos partidos União Brasil, Republicanos, MDB, PSC, Federação Sempre Pra Frente, Avante e Patriota, cujo titular é o atual Governador do Estado de Rondônia, candidato à reeleição, Coronel Marcos Rocha, que assinou o compromisso em ato público realizado pela Ordem.

Segundo os relatos, formalizados em processo na Ordem, o candidato teria propagado desinformação (Fake News) para descredibilizar a atuação do Hospital do Amor Amazônia. O advogado Igor Habib, presidente do Observatório da Eleições da OAB-RO, informa que a Fundação Pio XII relatou que a campanha do referido candidato estaria “praticando desinformação reiterada para confundir o eleitorado quanto à lisura do emprego de verbas públicas por parte da Fundação, que desempenha um elogiável serviço em prol da saúde no Estado de Rondônia, despontando como referência no tratamento e combate ao câncer, suprindo inclusive uma falta estrutural do serviço público de saúde nessa área específica”.

“Nós, enquanto Observatório das Eleições, recebemos a denúncia, formalizamos o processo e analisamos toda a documentação apresentada. Com isso, emitimos o parecer favorável para encaminhamento da denúncia ao Ministério Público Eleitoral, que tem a competência para proceder a investigação”, disse Igor Habib, ao esclarecer o procedimento utilizado.

Para o presidente da Seccional, Márcio Melo Nogueira, ao assinar o Pacto, todos os candidatos se comprometeram publicamente com a defesa da democracia e a não disseminar desinformação. “Infelizmente, já quase na reta final da campanha eleitoral, recebemos essa denúncia que não pode ficar sem a devida investigação. É urgente que, devido as provas apresentadas pela Fundação Pio XII, onde, em análise preliminar por parte do Observatório, constatou-se a relevância dos argumentos apresentados, aparentemente lhe assistindo razão, sejam devidamente apuradas. Por isso, opinou-se pela remessa do caso ao MPE”, frisou Nogueira.

A denúncia

A denúncia atribuída pela Fundação Pio XII contra a campanha eleitoral da Coligação Majoritária de Governador “Compromisso, Trabalho e Fé”, formada pelos partidos União Brasil, Republicanos, MDB, PSC, Federação Sempre Pra Frente, Avante e Patriota, cujo titular é o atual Governador do Estado de Rondônia, candidato à reeleição, refere-se a suposta irregularidade quanto a aplicação de recursos públicos destinados ao Hospital do Amor Amazônia.

Conforme o relato, o Hospital de Amor Amazônia estaria sendo alvo de declarações distorcidas e falsas sobre notas fiscais do ano de 2012 onde aponta que a Instituição utilizou recursos destinados pelo Governo do Estado de Rondônia para aquisição de picanha, cerveja e outras iguarias, o que levaram a inconformidades na prestação de contas, provocando a interrupção dos repasses mensais de recursos.

Por outro lado, a Instituição narra que apresentou provas de que os itens foram adquiridos com recursos próprios do Hospital e ressarcidos pelos colaboradores voluntários que fizeram a aquisição, em 2012. A Fundação narra ainda que fora notificada da possível irregularidade somente no ano de 2019, fazendo a devida apresentação das provas.

Já a desinformação passou a ser disseminada pela Campanha Eleitoral do candidato após o “diretor presidente esclarecer aos contribuidores voluntários que o Hospital de Amor da Amazônia vem passando por dificuldades no atendimento daqueles que necessitam de um tratamento digno contra a terrível doença do câncer e que isso vem ocorrendo devido a não liberação pelo Governo Estadual de Rondônia de verbas conseguidas pela Direção do Hospital junto ao Governo Federal”.

Confira a denúncia recebida

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone