Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO: CDP envia ofício à Caixa Econômica e Bradesco solicitando que advocacia tenha acesso a dados para defesa de clientes

Página Inicial / OAB/RO: CDP envia ofício à Caixa Econômica e Bradesco solicitando que advocacia tenha acesso a dados para defesa de clientes

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), por meio da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP), enviou ofício para a Caixa Econômica Federal e o Banco Bradesco, na quarta-feira (15). O documento foi enviado após chegar ao conhecimento da CDP quanto à exigência de firma reconhecida em procurações apresentadas por advogados para a aquisição de dados na defesa de seus clientes.

O ofício cita que os profissionais agem em interesse de pessoas que outorgaram poderes a eles. “Solicitamos que seja recomendado aos atendentes dos dois bancos que não mais se promova qualquer restrição de acesso aos advogados e advogadas com poderes outorgados. Esse é o trabalho da OAB/RO, por meio da nossa Comissão de Defesa das Prerrogativas, garantir que a advocacia possa exercer sua profissão conforme de direito e em defesa da cidadania”, comentou o presidente da Seccional, Andrey Cavalcante.

Essa restrição aos advogados e advogadas regularmente inscritos é ilegal, haja vista que a Lei nº 11.925/2009, que alterou a redação do art. 830 da Consolidação das Leis do Trabalho, efetivou a fé pública dos atos aos profissionais da advocacia. O artigo 7º, XV, da Lei nº 8.906/94 também estabelece que é direito do advogado ter vista dos processos judiciais ou administrativos de qualquer natureza, em cartório ou na repartição competente, ou retirá-los pelos prazos legais.

A OAB/RO salientou que nem mesmo os órgãos da Administração Pública direta ou indireta podem restringir o acesso a qualquer documento, processo ou procedimento a advogados e advogadas munidos de procuração, independentemente de firma reconhecida, conforme previsto no artigo 7º, XII, XIV, XV, XVI, da Lei nº 8.906/94.

Dessa forma, a comissão da Seccional levou para conhecimento a liminar concedida nos autos do Mandado de Segurança nº 0009487-23.2015.4.01.4100, em favor da OAB/RO, em face de ato restritivo da mesma natureza praticado pela Receita Federal, que só processa dados fiscais, portanto, da mesma forma, sigilosos.

O diretor-tesoureiro e presidente da CDP, Fernando Maia, contou que a comissão tem lutado de forma árdua contra todos os embaraços ao livre exercício profissional. “Com mais essa solicitação, a CDP demonstra que está atenta e atuante para proteger toda a classe. Estamos cuidando com zelo de todas as reclamações que chegam ao nosso conhecimento no que se refere às prerrogativas advocatícias. Não se pode ter impedido o acesso a qualquer dado ou documento de seu interesse do profissional”.

Plantão da CDP
A Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/RO conta com advogados plantonistas que atendem 24 horas por dia, pelo celular: (69) 98419-4540.

Prerrogativas
As prerrogativas dos advogados estão previstas pela lei n° 8.906/94 em seus artigos 6º e 7º. A lei garante ao profissional o direito de exercer a defesa plena de seus clientes, com independência e autonomia.

Essas regras garantem, por exemplo, que um advogado tenha o direito de consultar um processo até mesmo sem uma procuração, ou nos casos de ações penais e inquéritos protegidos por sigilo judicial. Ou seja, são garantias fundamentais, previstas em lei, criadas para assegurar o amplo direito de defesa.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone