Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO: Comissão de Direitos Humanos realiza visita ao Distrito Sanitário Especial Indígena

Página Inicial / OAB/RO: Comissão de Direitos Humanos realiza visita ao Distrito Sanitário Especial Indígena

Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Esequiel Roque

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), representada pelo presidente, Esequiel Roque, juntamente com a presidente da Subseção de Cacoal, Julinda Silva, realizou na quarta-feira (10) uma visita ao Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), no município de Cacoal. Nesta quinta-feira (11), deram continuidade no Hospital Regional do município e na Casa do Apoio de Saúde Indígena (Casai).

O objetivo foi averiguar denúncia veiculada na imprensa, no qual um médico do hospital regional de Vilhena chama a atenção das autoridades sobre o caso de uma criança de 11 anos ao qual deu entrada no hospital com uma infestação de vermes (larvas) de mosca na boca.

A menina indígena chamada de Ednéia Wasusu é da aldeia Bacurizal, localizada no município de Nova Lacerda (MT), mas era atendida pela Casai. Quando tinha por volta dos sete anos, a criança sofreu uma doença viral e, com isso, ficou com sequelas neurológicas. Desde então, ela não fala e não anda. Ela também não se alimenta sozinha e, por isso, usa uma sonda gástrica. Além disso, em virtude das complicações da doença, ela também tem dificuldades na respiração.

A criança foi internada para a retirada das larvas da boca e posteriormente transferida para o Hospital Regional de Cacoal, onde deu entrada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e foi submetida a um procedimento cirúrgico para retirada dos vermes.

Esequiel se reuniu com a coordenação do Dsei e com a equipe médica do Hospital Regional de Cacoal, buscando informações detalhadas sobre o caso, para subsidiar uma ação conjunta com os órgãos de proteção dos direitos da criança e indígena, a fim de que episódios lamentáveis como esse não ocorram mais.

“Lamentamos extremamente o caso ocorrido com a criança indígena, Ednéia Wasusu, e estamos apurando para acionarmos os órgãos de proteção de direitos e as autoridades competentes. Queremos que fatos como esses não mais ocorram com as crianças indígenas. Também estão sendo tomadas medidas para responsabilizar aqueles que deram causa a esta violência contra a criança”, disse.

Para Julinda, a urgência para averiguar a situação da menor indígena chamou atenção pela maneira na qual os fatos foram divulgados. Além disso, a criança é especial e vive no leito, necessitando de cuidados 24 horas. “A OAB/RO foi diligente em nos designar a averiguar a situação e promover um relatório dos representantes do Dsei Vilhena com sede em Cacoal e também de analisar as condições de trabalho na Casai e averiguar a saúde da menor, que se encontra internada na UTI do hospital de Cacoal”.

Esequiel finalizou destacando que a comissão continuará acompanhando o caso e buscando uma melhor solução para garantir a efetivação dos direitos humanos da criança indígena e de tantas outras que necessitam ter seus direitos garantidos e protegidos conforme a lei.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone