OAB/RO completa 48 anos de forte atuação em defesa da advocacia e da sociedade

Página Inicial / OAB/RO completa 48 anos de forte atuação em defesa da advocacia e da sociedade

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) chega aos 48 anos nesta sexta-feira, 18 de fevereiro. Fundada em 1974, na época do Território Federal de Rondônia, a Seccional possuía apenas 23 advogados. Atualmente, esse número já ultrapassou os 12 mil. A última credencial emitida foi a de número 12.059.

A luta pela defesa do pleno exercício da profissão, pelo Estado Democrático de Direito, pela cidadania e pelo acesso à Justiça são as bandeiras defendidas pela instituição, que está presente em todo o estado de Rondônia.

Naquele 18 de fevereiro de 1974, a Seccional contava com apenas uma mulher inscrita como advogada, tanto que a diretoria foi formada apenas por homens: Fouad Darwich Zacharias (presidente), José Mário Alves da Silva (presidente), Odacir Soares Rodrigues (1º secretário), Francisco Geraldo Balbi Filho (2º secretário) e Pedro Origa Neto (tesoureiro).

Neste ano de 2022, com a posse da nova gestão, apenas dois homens integram a diretoria que está composta da seguinte forma: Márcio Nogueira (presidente), Vera Paixão (vice-presidente), Aline Silva (secretária-geral), Larissa Rodrigues (secretária-geral adjunta) e Marcos Zani (diretor-tesoureiro).

“Nascemos rompendo barreiras, em um território federal. A força de destemidos pioneiros fez nascer a OAB e transformou a sociedade rondoniense. Me sinto honrado em poder celebrar os 48 anos com a confiança da advocacia para gerir os próximos três anos. A OAB Rondônia tem participação ativa na sociedade, na busca da promoção da justiça e, evidentemente, na defesa da advocacia. Estamos em tempo de transformação, de mudarmos conceitos ultrapassados e nos adaptarmos para contribuir com a construção de um fazer justiça cada vez mais humano. Hoje é dia de festa. Parabéns para a OAB Rondônia, parabéns para advocacia!”, destaca o presidente Márcio Nogueira.

No Conselho Federal da OAB, representam a seccional os conselheiros Elton José Assis, Alex Sarkis e Solange Aparecida da Silva (titulares), Julinda da Silva, Fernando da Silva Maia e Maria Eugenia Oliveira Silva (suplentes).

E ainda, Rondônia ocupa cadeira na Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas (PNDP), com intensa atuação em todo o país. “Hoje a advocacia rondoniense está em festa. Se aproximando de completar meio século, a OAB/RO completa 48 de intensos, relevantes e numerosos trabalhos realizados em prol da advocacia, da cidadania e da democracia. Anos que anteveem um futuro promissor que estamos prontos para construir juntos! Parabéns a todos nós! Parabéns a nossa amada OAB/RO!”, celebra Alex Sarkis, o atual PNDP.

Da mesma forma, o conselheiro federal Elton Assis destacou que “em 48 anos de história, a OAB Rondônia desenvolve um valoroso trabalho em prol da prestação jurisdicional e do acesso à Justiça. Hoje, são mais de 12 mil profissionais inscritos, com histórico de árdua luta pela valorização da classe e da entidade, o que só foi possível em razão da grandiosa contribuição de nossos pioneiros, que nos deram a oportunidade de, hoje, festejarmos esta data histórica”.

A vice-presidente Vera Paixão ressalta que a “OAB sempre teve papel fundamental na consolidação do Estado Democrático de Direito. As grandes mudanças, principalmente as sociais, que ocorreram e ocorrem no Brasil, têm a participação da Ordem. A Ordem é responsável pela efetiva solidificação das Leis bem como temas importantíssimos que influenciam diretamente na sociedade brasileira, sempre tendo a liberdade e democracia como bandeiras maiores”.

“Quando olhamos para a história da Ordem, percebemos que a maioria dos advogados eram homens e as mulheres foram conquistando espaços cada vez maiores. Hoje, nossa OAB conta com três mulheres na diretoria e paridade nas comissões. Dessa forma, a OAB/RO está em consonância com a sociedade de uma forma geral”, defende Aline Silva, secretária-geral da OAB.

Nomes como José Pontes Pinto, Francisco Arquilau de Paula, Nelson Santos de Oliveira, Hiram Marques integram uma advocacia aguerrida, pioneira e visionária que trilhou os primeiros passos da história em nosso estado.

“Devemos sempre olhar para o retrovisor porque nossa história foi construída por pessoas que, bravamente estiveram ativas e se dedicaram a um projeto. Hoje, a OAB/RO conta com muitos jovens advogados que dão sequência na consolidação desta instituição como referência para a sociedade rondoniense e que estão ávidas por contribuírem para a transformação da advocacia”, destaca a secretaria adjunta Larissa Rodrigues.

Da mesma forma, o tesoureiro Marcos Zani celebra a data e reafirma a importância da Seccional, uma das mais jovens do país. “Um dia para celebrar uma entidade solidificada, representativa e que chega a todo o estado de Rondônia, com ações fortes e pontuais em defesa da advocacia e da sociedade”.

Hoje, a OAB/RO continua na promoção de uma advocacia cada vez mais sólida, humana e diversa. “E a página do nosso futuro está em branco. Pronta para escrevermos uma história com o compromisso de construir uma só advocacia, uma só OAB”, finaliza Márcio Nogueira, presidente do triênio 2022-2024.