Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO destaca apoio à criação do Conselho Estadual LGBTTT

Página Inicial / OAB/RO destaca apoio à criação do Conselho Estadual LGBTTT

Andrey Cavalcante e o governador Daniel Pereira

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio das Comissões de Defesa dos Direitos Humanos e da Diversidade Sexual, manifesta seu apoio ao Projeto de Lei 845/17. O PL cria o Conselho Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos para a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transsexuais e Transgêneros (LGBTTT), aprovado pela Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) e que aguarda a sanção do governador do estado, Daniel Pereira.

O Projeto de Lei, que tem gerado muita polêmica, discussão e oposições de deputados, além de protestos de alguns setores confessionais – que se posicionam contrária à sua implantação – ainda precisa da sanção do governador Daniel Pereira, para a efetivação do conselho.

A OAB/RO destaca a importância histórica referente à aprovação e homologação da Lei, que promoverá a defesa de direitos humanos para a população LGBTTT do estado.

Para o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, a instituição de um Conselho Estadual será um importante avanço e conquista social. “A medida atenderá a uma antiga reivindicação da população LGBTTT e ainda reafirmará o compromisso do estado com os processos democráticos que permeiam a construção da nossa sociedade civil”.

Rodolfo Jacarandá durante reunião com o governador Daniel Pereira

O representante da Seccional na Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Rodolfo Jacarandá, destaca que o Sistema OAB está unido para implementar a medida em todo o país. “A aprovação e sanção do PL 845/17 é uma demonstração de concretude aos fundamentos de solidariedade, república e democracia encampados pela Constituição Federal de 1988, e a OAB irá defender rigorosamente que sejam cumpridos”.

A presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/RO, Marília Benincasa Moro, ressalta que a criação do Conselho é uma forma de difundir educacional e socialmente o tema. “Seguindo as premissas do Estado Democrático de Direito de assegurar os direitos civis a todo e qualquer cidadão, independentemente de raça, credo e gênero ou orientação sexual, alcançaremos, sem dúvidas, a tão almejada paz social”.

Marília Benincasa Moro, presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/RO

Segundo a vice-presidente da Comissão, Deniele Mendonça, a aprovação do projeto “atende ao princípio da dignidade da pessoa humana e demonstra muita disposição para tornar efetivo o respeito aos cidadãos, independentemente da orientação sexual e identidade de gênero que possuam”.

Para a secretária-geral da Comissão da Diversidade Sexual, Ana Valeska, que acompanhou a votação da PL e esteve presente na reunião na governadoria destacou a importância da criação do Conselho. “O Conselho terá papel fundamental na deliberação de políticas públicas voltadas aos LGBTTT, ressaltando ainda que o Brasil é signatário de tratados internacionais em defesa dos Direitos Humanos das minorias”, disse.

Nome social
Em defesa da promoção da cidadania e dos direitos humanos da população LGBTTT, o Conselho Federal da OAB aprovou por unanimidade, em 2016, a resolução que autoriza advogados travestis e transexuais a utilizarem o nome social no registro da entidade e nas carteiras de identidade profissional expedidas pela Ordem.

Andrey Cavalcante e o conselheiro federal Breno de Paula

De acordo com o conselheiro federal da OAB/RO, Breno de Paula, relator da resolução aprovada, a medida é uma grande vitória para a sociedade. “O nome social é a forma pela qual travestis e transexuais escolhem ser chamados e é diferente do nome de registro em cartórios. A medida garante que os profissionais sejam tratados pelo nome social nos tribunais, além de facilitar a relação com clientes”.

Breno é conhecido nacionalmente como apoiador da causa, sendo um dos representantes do Sistema Ordem mais ativos em defesa dos direitos da população LGBTTT. “Devemos considerar, sempre, que a dignidade da pessoa humana constitui um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, estipulado no artigo 3º da Constituição, a qual tem entre seus objetivos fundamentais construir uma sociedade livre, justa e solidária, além de promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”, enfatiza.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone