A diretoria da OAB-RO e presidentes de Subseções se reuniram com representantes do Banco do Brasil na tarde desta quarta-feira (7), com o objetivo de apontar as dificuldades encontradas em cada agência/subseção e buscar uma padronização em termos de atendimento e maior agilidade.
Participaram da reunião o presidente Márcio Nogueira, a secretária-geral Aline Silva, a secretária adjunta e ouvidora Larissa Rodrigues, os presidentes de Subseções Jefferson Freitas (Ji-Paraná); Helena Debowski (Ariquemes); Túlio Magnus (Vilhena); Cláudia Fidelis (Ouro Preto do Oeste); Mário Mendes (Cerejeiras) e o advogado Nailson Santana.
Representando o Banco do Brasil estavam o gerente do setor público Alex e o assessor João Brondolo.
Entre as principais reclamações, a advocacia queixa-se do recebimento de mensagens automatizadas; de algumas agências estarem exigindo procuração com reconhecimento de firma e certidão de militância; da interpretação do Banco do Brasil quanto a Norma Interna 147-1 e da documentação que o advogado leva ao banco que não é entregue um protocolo.
Durante a reunião, cada presidente apontou as principais dificuldades de sua subseção e os entendimentos que têm buscado com a gerência local do banco.
Os representantes do banco esclareceram que normas do Banco Central, que passou a ter uma maior exigência recentemente, em virtude de fraudes identificadas, mas que se comprometeram em analisar as situações pontuais, um melhor alinhamento em todas as agências para uma prestação de serviço mais célere aos advogados.
Ficou acordado ainda que haverá reunião a cada três meses na busca de um melhor entendimento e mais celeridade.