Em reunião realizada nesta quinta-feira (9) com a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), representantes da Seccional Rondônia da OAB apresentaram diversos problemas que têm dificultando o trabalho da advocacia quanto ao acesso ao sistema SEI (Sistema Eletrônico de Informações), utilizado por todos os órgãos do governo estadual.
Entre os relatos, estão: falta de informação quanto ao acesso; demora na habilitação no processo; falta de um sistema push que notifique o advogado quando o processo tenha andamento, evitando a consulta manual de cada processo; criação de cartilha ou informe que oriente a advocacia na utilização dos processos.
Conforme Nelson Maciel, presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, os representantes da Setic afirmaram o interesse em promover as melhorias necessárias para atender a demanda da advocacia.
Com isso, ficou acordado ajuste quanto ao cadastro de advogados para acesso no sistema SEI; mudanças na interface do site do Governo de forma a simplificar o acesso; criação de fluxo orientativo para os advogados; implementação de um sistema push para notificação de andamento processual (este já em fase de testes); e a criação de um WIKI orientando o advogado com as peculiaridades técnicas do sistema (desde instalação de programas ao manuseio diário).
“Nós também nos comprometemos a fazer uma campanha de conscientização e ensinamento, e também com adequação ao site da OAB para que deixe linkado todos os sites do SEI”, afirmou Nelson Maciel.
Também presente, Márcia de Oliveira, presidente da Comissão de Celeridade Processual, destacou a reunião como produtiva. “Saímos da reunião com vários compromissos e dentro de um mês iremos remarcar nova reunião para debatermos os avanços”, finalizou.
Estavam presentes pela Setic: Abdenildo Deividy Sobreira dos Santos (Diretor da Setic); Gabriel Carrijo Bento Teixeira (Coord. de Infraestrutura e Serviços); Pedro Gomes (Coord. de Banco de Dados); Ed Carlos Galvão (Analista de TI); Sâmara Ascoli (Assessora do Procurador) e Diego Duarte (Assessor).