Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO exige cumprimento de sentença que proíbe PFN/RO agendar atendimento para a advocacia

Página Inicial / OAB/RO exige cumprimento de sentença que proíbe PFN/RO agendar atendimento para a advocacia

Maracélia Oliveira e Silvana Santos durante reunião com o procurador-chefe da PFN/RO, Valdir Malanche Junior

A Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP) da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) esteve reunida, na segunda-feira (15), com a Procuradoria da Fazenda Nacional em Rondônia (PFN/RO) para cobrar o cumprimento da sentença proferida pelo juiz da 1ª Vara Federal, Dimis Braga, no Mandado de Segurança coletivo nº 0002869-62.2015.4.01.4100, que garante o atendimento dos procuradores à advocacia rondoniense independentemente de qualquer agendamento.

“A OAB/RO atua em defesa das prerrogativas da advocacia e, consequentemente, em defesa da cidadania, uma vez que o advogado e advogada trabalham para garantir os direitos dos cidadãos”, ressalta o presidente da Seccional, Andrey Cavalcante.

A Comissão, representada pela vice-presidente da OAB/RO e presidente da CDP, Maracélia Oliveira, e pela advogada Silvana Santos, foi recebida pelo procurador-chefe da PFN em Rondônia, Valdir Malanche Junior.

Segundo explicou Maracélia, a Comissão de Prerrogativas recebeu diversas reclamações de advogados falando da exigência de prévio preenchimento de “formulário para atendimento”, o que foi expressamente proibido pela decisão da Justiça Federal.

“A decisão, hoje com trânsito em julgado, não deixa margem a qualquer dúvida. Não é permitida a exigência de formulário para agendar atendimento à advocacia ou qualquer outro obstáculo, salvo a apresentação da procuração do contribuinte, seja pessoa física ou jurídica, neste último caso, acompanhada do ato constitutivo respectivo. Além disso, a OAB opõe-se à exigência de cópia da identidade profissional, bastando sua própria apresentação, como identidade, nos órgãos públicos, ou a assinatura do profissional indicando sua inscrição regular”, destaca Maracélia Oliveira.

O procurador chefe da PFN/RO informou que o documento era impresso de uma base de dados nacional e automática, portanto, o nome saía como “requerimento de agendamento”, porque esse é o nome dado pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

“Iremos providenciar a alteração do nome para “declaração de atendimento”, pois de forma alguma haverá a imposição de prévio agendamento para atender os colegas da advocacia privada”, informou Valdir Malanche Junior.

O procurador explicou ainda que todos os atendimentos devem ser apenas documentados nos procedimentos fiscais para comprovar que o advogado atuante tem procuração outorgando poderes para acesso aos dados do contribuinte, preservando-se o constitucional sigilo fiscal. Além disso, o formulário garante à advocacia pública também a comprovação de produtividade.

Ele garantiu que todos os servidores do órgão federal estão orientados a não filtrar, por qualquer forma de agendamento, o atendimento direto dos advogados pelos procuradores. “Contudo, o preenchimento desses dados é indispensável para constar nos procedimentos para precaução de eventual crime tipificado no art. 10 da Lei Complementar nº 105/2001. Assim, para evitar qualquer interpretação equivocada, passaremos a adotar a ‘declaração de atendimento’, reiterando, porém, que nenhum advogado precisa agendar horário para ser atendido pelos procuradores, em obediência à ordem judicial”, explicou o procurador chefe da PFN/RO.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone