A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) firmou parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir) para viabilizar atendimento jurídico à população. O projeto ainda está em fase de implantação e os atendimentos devem ocorrer onde já existem a Escola Social e o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Unir.
De acordo com a presidente da Comissão da Jovem Advocacia (OAB Jovem), Larissa Rodrigues, a ideia inicial da proposta é a certificação como residência jurídica àquele advogado ou ao acadêmico que participar. O projeto envolve ainda a Comissão de Acolhimento à Jovem Advocacia (Caja), Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado Egresso (Acuda) e Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
O presidente da OAB/RO, Elton Assis, ressalta que, além do papel social que a Ordem tem, a instituição trabalha para que o jovem advogado consiga se inserir no mercado de trabalho. “Esta é uma oportunidade para o profissional iniciante adquirir experiência e contribuir com a sociedade”.
Larissa Rodrigues fala que no futuro a certificação poderá ser transformada em especialização. “No início, o objetivo é que os advogados auxiliem com orientações jurídicas e em mediações de conflitos”.