Página Inicial / OAB-RO inicia “Ação Presença” para combater captadores ilegais de clientes em Rondônia

Ação teve início neste fim de semana, na Central de Flagrantes, na Capital.

A Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional da OAB-RO deu início a uma nova fase de enfrentamento às ações de captadores ilegais de clientes. Em Porto Velho, na madrugada de domingo (12), foi realizada a “Ação Presença”, na Central de Flagrantes.

A Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia (OAB-RO) deu início a uma nova fase de combate às atividades ilegais de captadores de clientes na região. No último domingo (12), foi realizada a “Ação Presença” na Central de Flagrantes, em Porto Velho, capital do estado.

A ação foi realizada em parceria com as comissões de Defesa das Prerrogativas e dos Advogados Criminalistas. O objetivo principal era coibir as atividades ilegais de captadores de clientes, além de verificar a realidade da Central de Polícia e orientar os policiais plantonistas.

A “Ação Presença” teve início à meia-noite e contou com a participação de diversos profissionais da advocacia. Durante a ação, foram realizadas conversas com os policiais do plantão para entender melhor a dinâmica da Central de Flagrantes e verificar se havia alguma prática prejudicial aos advogados.

Além disso, a ação também visava combater o aviltamento de honorários, que ocorre quando os profissionais da advocacia são obrigados a cobrar valores abaixo do mercado para conseguir clientes. Para o presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício profissional, advogado Rodrigo Rafael dos Santos, “essa prática é ilegal e prejudica não só os advogados, mas também a sociedade como um todo”.

Com essa nova fase de enfrentamento às atividades ilegais de captadores de clientes, a OAB-RO busca garantir que os profissionais da advocacia possam exercer suas atividades de forma ética e dentro da lei. Para o presidente Márcio Nogueira, a “Ação Presença” é mais uma iniciativa importante da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia “para proteger os direitos dos advogados e da população em geral”.

A “Ação Presença” será realizada de forma constante e também na blitz da Lei Seca.

Estavam presentes o presidente da Comissão de Fiscalização, Rodrigo Rafael do Santos, e os membros: André Barros, Lúcio Felipe Silva, Poliana Gonçalves, Weslen Zandona; o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Nelson Maciel, e o presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas, João Bandeira, e o presidente da Subseção de Jaru, Rooger Taylor.