O auditório da OAB-RO ficou apertado para acomodar o público presente para prestigiar a abertura da I Conferência Estadual da Jovem Advocacia de Rondônia, na noite desta sexta-feira (30), em Porto Velho. O evento contou com uma atmosfera alegre e inspiradora, envolvendo estudantes de direito, jovens advogados e representantes do setor jurídico em um momento de celebração e aprendizado.
A Conferência teve início com a apresentação da musicista Gabriê que interpretou a canção “Paratodos” de Chico Buarque, simbolizando a união e o desejo de crescimento conjunto da jovem advocacia de todo o país, que está reunida em Rondônia para o Colégio Nacional da Jovem Advocacia. Ela ainda interpretou o Hino Nacional e o Hino Céus de Rondônia.
A noite ainda foi marcada por uma apresentação cultural do boi marronzinho, trazendo a tradição e alegria da cultura regional para o evento.
A atração principal da noite, advogado criminalista Ércio Quaresma, falou sobre “os desafios da advocacia criminal”. Com uma vasta experiência, ele envolveu a todos os presentes falando de prerrogativas, devido processo legal, ampla defesa e evidenciando casos do Tribunal do Juri.
Em seu discurso aos presentes, Márcio Nogueira falou sobre coragem. “A vida é sobre coragem. Cada uma das pessoas que vocês estão vendo aqui tem uma história de coragem para contar pra vocês. Saiam daqui com vontade de tocar vidas e transformar”. Ele também agradeceu a toda sua diretoria, ressaltando que são peças fundamentais para que os projetos e todas as ações sejam realizados na Ordem.
Vitória Jeovana, presidente da Jovem Advocacia de Rondônia, expressou sua gratidão e destacou o compromisso dos jovens profissionais em trabalhar juntos em prol do bem comum. “É um imenso prazer estar aqui, à frente dessa conferência, e só posso agradecer a todos que nos ajudaram a chegar até aqui. Juntos, somos fortes e podemos fazer a diferença”, disse agradecendo a diretoria de sua comissão, os membros da Subcomissão Universitária, a diretoria da OAB-RO e aos colegas presidentes de OAB Jovem de todo o país que estavam presentes.
O conselheiro federal e procurador nacional de defesa das prerrogativas, Alex Sarkis, elogiou Márcio Nogueira, presidente da OAB-RO, afirmando que ele tem revolucionado a forma de fazer Ordem no estado e falou do orgulho pelo que os jovens advogados têm conquistado.
“Márcio tem revolucionado a forma de fazer Ordem no estado. A sua atuação, a sua dedicação e de toda sua diretoria, faz com que nós nos sintamos parte disso tudo aqui”, destacou. Sarkis também destacou a importância do trabalho de Andrey Cavalcante, que iniciou a Jovem Advocacia de Rondônia.
Para a secretária adjunta, Larissa Rodrigues, uma das organizadoras do evento, a Conferência iniciou com uma energia contagiante e promete ser um marco para os jovens advogados do estado. “A palestra do Ércio Quaresma, a troca de experiências, debates e momentos de celebração certamente fortalecerão a advocacia rondoniense e criarão laços de cooperação entre os profissionais”, disse.
Da mesma forma, a secretária-geral, Aline Silva, reforçou o quanto eventos como este engrandecem a vida de estudantes e profissionais em início de carreira. “Hoje é apenas a abertura. Amanhã, teremos muitas atividades que vão enriquecer cada participante, mostrando uma visão que ele não conhece ou aprofundando a visão sobre o que ele já tenha conhecimento”, disse.
Para o diretor-tesoureiro, Marcos Donizetti Zani, o encontro de jovens advogados ficará na memória de todos os presentes como um momento de união e crescimento para a advocacia do estado.
Presente, a presidente da Subseção de Ariquemes, Helena Debowski, elogiou a organização e disse que a jovem advocacia de Ariquemes está presente. “Estamos com quase 700 advogados e mais de 50% são jovens advogados. Profissionais muito atuantes e é um prazer estar aqui participando desse evento grandioso, muito bem organizado, com temas muito relevantes e atuais”, destacou.
Participaram da solenidade de abertura: Diógenes Nunes de Almeida (presidente OAB Cacoal), Glenda Estela (presidente OAB São Francisco do Guaporé), Andrey Cavalcante (membro honorário vitalício OAB-RO), Igor Habib, representando o TRE-RO, o defensor público Diego Simão, representando a Defensoria Pública do Estado, Sídilon Maia (conselheiro federal pelo RN).
Também estavam presentes os advogados: Diego Vasconcelos, Joao Bosco Machado de Miranda, Thiago Pinheiro, João Bandeira, Alex Teixeira, Wilson Vedana, Mara Andrade, Leide da Mata, Lorraine Iyacoca, Nelson Maciel, Alex Fabian de Melo, Jéssica Vilas Boas, Alessandra Rocha, Vinicius Noé, Erica Fernanda, Adriana de Kássia.
A jovem Advocacia representada Paula Belmiro (OAB-AC), Gabriela Tavares (OAB-AL), Lenilson Ferreira (OAB-AM), Sarah Barros Galvão (OAB-BA), Júlia Barreto (OAB-CE), Sofia Gomes (OAB-DF), Tainá Coutinho (OAB-ES), Tatiany Borges da Mata (OAB-GO), Clara Bianca Mandú (OAB-MA), Alexandre Arruda (OAB-MT), Paulo Henon (OAB-MG), Felipe Pombo (OAB-PA), Luiz Felipe Rodelli (OAB-PR), Stela Brayner (OAB-PE), Amanda Magalhães (OAB-RJ), Paula Sá (OAB-RR), Isadora Barth (OAB-SC), Lucas Santos Albuquerque (OAB-SE), Guilherme Hansen Cirilo (OAB-SP)