OAB/RO lamenta morte da vereadora do RJ, Marielle Franco

Página Inicial / OAB/RO lamenta morte da vereadora do RJ, Marielle Franco

Marielle Franco

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) lamenta a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada a tiros aos 38 anos, na noite da última quarta-feira (14), na região central do Rio de Janeiro (RJ).

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, ressalta que o país perde uma grande líder política e ativista das questões de gênero. “Participava ativamente das discussões de temas importantes para o desenvolvimento do país, como a igualdade de oportunidades para todos, além de ser uma parlamentar combativa e que denunciava a corrupção. Uma perda lastimável para todos. Nossos sentimentos à família”.

O corpo de Marielle será velado na Câmara dos Vereadores a partir das 11h desta quinta-feira (15). Durante a madrugada, um buquê de flores vermelhas foi colocado em frente a uma das entradas principais da Câmara como forma de homenagem à vereadora.

Entenda o caso
Segundo as primeiras informações da polícia do RJ, na noite da última quarta-feira (14), Marielle tinha acabado de sair de um evento chamado “Jovens negras movendo as estruturas”, na Lapa, e voltava para casa, na Tijuca, quando bandidos em um carro emparelharam ao lado do veículo onde estava a vereadora e dispararam.

Marielle foi atingida com pelo menos quatro tiros na cabeça. Os criminosos fugiram sem levar nada. Além da vereadora, estavam no carro o motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, que também foi baleado e morreu, e a assessora de Marielle, que foi atingida por estilhaços e teve ferimentos leves e já prestou depoimento na madrugada desta quinta-feira (15). A polícia trabalha com a hipótese de execução, mas outras não são descartadas.

Eleita a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro nas eleições de 2016, Marielle era socióloga, com mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF), trabalhou em organizações da sociedade civil como a Brasil Foundation e o Centro de Ações Solidárias da Maré (Ceasm), e coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

Um dia antes do crime, ela publicou em suas redes sociais: “Quantos mais vão precisar morrer para que essa guerra acabe?”, questionando a grave situação da segurança pública do estado e recentes casos de violência na cidade do Rio de Janeiro.

Manifestação
O Conselho Federal e o Colégio de Presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, diante do brutal assassinato da Vereadora Marielle Franco e de Anderson Pedro Gomes, manifesta sua solidariedade às famílias, à população do Rio de Janeiro e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Rio de Janeiro.

O crime perpetrado exige apuração rigorosa e rápida. Trata-se de um ataque à cidadania, à cultura da paz, a toda a militância dos Direitos Humanos e revela o destemor como agem os que estão à margem da lei.

Subscrevendo o que escreveram nossa Comissão Nacional de Direitos Humanos e nossas Comissões Estaduais, reafirmamos:
“Marielle Franco se expressou, escrevendo no dia anterior à sua morte: “Quantos mais irão precisar morrer para que essa guerra acabe?” .Esta violência é inquietante para a democracia, que deve construir alternativas para a segurança da sociedade e os direitos de todos e todas.

Que o legado de Marielle seja sempre uma memória para todos que lutam em defesa de uma sociedade mais justa, democrática e a favor dos direitos humanos dos negros e negras no Brasil.”