Página Inicial / OAB/RO lamenta morte de Sigmaringa Seixas: “advocacia e sociedade perdem um grande homem”, diz presidente

Da esq. para a dir.: Amauri Serralvo, José Paulo Sepúlveda Pertence, Luiz Carlos Sigmaringa Seixas, Maurício Corrêa, Antônio Carlos Sigmaringa Seixas e Reginaldo de Castro, durante a invasão da OAB-DF, em 1983, pela ditadura militar.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) lamenta a morte do advogado Luiz Carlos Sigmaringa Seixas, aos 74 anos. O jurista, que ficou conhecido nacionalmente por defender a liberdade e democracia, faleceu na última terça-feira (25), em São Paulo, vítima de uma infecção após cirurgia de transplante de medula.

O presidente da Seccional, Andrey Cavalcante, afirma que é importante registrar a luta primorosa de Sigmaringa e de outros baluartes da advocacia que lutaram pela liberdade e democracia que hoje vivemos.

“A advocacia e a sociedade brasileira perderam um grande homem e pelas novas gerações de advogados jamais poderá ser esquecido, principalmente com honra e galhardia defenderam no dia 24.10.1983 a liberdade de reunião no I Encontro de Advogados do DF, na sede da OAB/DF, que cercada por militares, foi defendida pelos advogados nas escadarias do prédio, apenas de braços entrelaçados e cantando o Hino do Nacional em frente à bandeira do Brasil e da OAB constrangeram os militares e impediram a invasão da ordem e a prisão dos advogados”, ressaltou.

“O homem morre mas seu legado vive. Independentemente de posição política a advocacia deve ser sempre unida. Viva a liberdade, viva a democracia e viva a OAB”, completou Andrey Cavalcante.

Para presidente eleito da OAB/RO e ouvidor nacional do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Elton Assis, Sigmaringa foi um grande lutador pela democracia brasileira e personagem importante da história do país. “Colaborou com a elaboração da Constituição Federal, sendo ainda peça chave na ampliação das liberdades civis e dos direitos e garantias fundamentais do cidadão. Tinha compromisso com o bem estar social”, disse.

Luiz Carlos Sigmaringa Seixas

História
Nascido em Niterói (RJ) e formado em Direito na Universidade Federal Fluminense (UFF), Luiz Carlos Sigmaringa Seixas se mudou para Brasília na década de 1970. Na capital, ocupou o cargo de conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) de 1976 a 1984.

O jurista ficou conhecido por defender presos políticos e estudantes durante a ditadura militar. Com a abertura democrática, tornou-se parlamentar.

Sigmaringa Seixas foi eleito deputado federal para a Assembleia Nacional Constituinte de 1987, pelo PMDB-DF, e transitava com facilidade no ambiente político. Ele teve outras duas passagens pela Câmara dos Deputados: pelo PSDB, de 1991 a 1995, e pelo PT, de 2003 a 2017.