Página Inicial / OAB/RO lança Projeto John com palestra de Lara Selem, idealizadora da plataforma digital

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão dos Jovens Advogados (OAB Jovem), é uma das primeiras Seccionais do país a firmar parceria com o John Cognition, no que se refere ao ‘Projeto John’. O lançamento da iniciativa será no próximo dia 23 de agosto, às 19h, na sede da Seccional em Porto Velho, com a palestra realizada pela idealizadora da plataforma, Lara Selem, considerada como uma das maiores consultoras jurídicas do país.

“Tenho certeza de que a advocacia de Rondônia será apresentada ao Projeto John da melhor forma possível, uma vez que teremos a palestra com, nada mais nada menos, que sua idealizadora, a consultora Lara Selem”, ressalta o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.

O secretário-geral da Ordem, Márcio Nogueira, comenta que a Seccional está sempre preocupada em qualificar cada vez mais o advogado em início de carreira. Márcio afirma que o lançamento do projeto será uma oportunidade única para os profissionais terem conhecimento sobre o John. “Pensamos em uma parceria que pudesse revolucionar e tudo isso vislumbrando o futuro da advocacia. É um projeto inovador de tecnologia que contribuirá para o crescimento profissional dos colegas”, ressalta.

A presidente da OAB Jovem, Larissa Rodrigues, convida a jovem advocacia a participar do lançamento e agradece o apoio concedido pela diretoria, na pessoa do secretário-geral, Márcio, para a efetivação do projeto. “Quero agradecer o apoio dado pelo nosso secretário, Dr. Márcio Nogueira, que se empenhou ao máximo para concretizar mais essa conquista para a OAB/RO. E dizer que o John será uma forma de ajudar os jovens advogados no meio jurídico. A ferramenta irá orientar os advogados iniciantes em diversas vertentes do nosso ofício. Tudo isso, com tecnologia digital de ponta, o que poderemos comprovar no próximo dia 23 de agosto”, conta.

Durante o lançamento, Lara irá passar as informações acerca do projeto. “Quero mostrar que a plataforma é de fácil manuseio e muito eficiente no que diz respeito à qualificação profissional. Estou muito feliz com a parceria feita com a OAB de Rondônia, que será uma das primeiras a realizar o lançamento do John”, conta Lara.

Projeto John

O ‘Projeto John’ tem como público alvo a jovem advocacia e visa dar acesso via OAB para a tecnologia de baixo custo e elevar os conhecimentos de gestão legal dos inscritos com até cinco anos de OAB.

O John é uma inteligência artificial (IA) que ajudará os jovens advogados a desenvolverem habilidade de negociação, liderança, condução de reuniões, gestão de projetos e de marketing jurídico ético. Trata-se de uma IA com base em algoritmo genético que é calibrado aos poucos para permitir a natural evolução da tecnologia. Isto é, as informações e respostas estão contidas na plataforma e são fornecidas automaticamente. Contudo, à medida que forem surgindo novos questionamentos, o programa é atualizado.

O programa digital é uma plataforma de ensino sobre gestão legal por meio de diálogos. O John também oferece modelos, documentos, planilhas, planos estratégicos, legal canvas até conceitos comportamentais de liderança, carreira e tudo o que um jovem advogado necessita para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho.

Simples de usar – contendo uso de voz e digitação -, o John irá ajudar jovens advogados em negociações, liderança, condução de reuniões, gestão de projetos, entre outros quesitos.

A ferramenta trabalha 24 horas por dia e está disponível todos os dias do ano. Não é Bot (robô). É uma tecnologia de cognição que foi desenvolvida aos poucos para elevar o seu próprio nível de entendimento. Nele, há diálogos como forma de aprendizagem utilizando método “Socrático”, com 100% de respostas para os usuários.

Os idealizadores do projeto, Rodrigo Bertozzi, Lara Selem e Elio Botogoske afirmam que o John será o maior aliado em gestão legal para advogados. Segundo eles, o projeto pode orientar profissionais iniciantes no mundo jurídico para seguirem o caminho correto e ganhar velocidade na carreira até escritórios estabelecidos.

“A ideia de desenvolver a plataforma, que pode ser acessada por meio de site (johncognition.com), via computador ou celular, deve-se à grande lacuna no mercado jurídico brasileiro: marcado pela deficiência no ensino de gestão legal nos cursos de Direito e também pelo alto custo de contratação de serviços especializados nessa área para escritórios de menor porte e advogados que atuam sozinhos. John é o super consultor destinado para a carreira de advogados individuais, e à gestão de escritórios de advocacia de pequeno porte, os primeiros públicos a quem é destinado”, explica Lara.