O combate ao racismo foi tema de reunião, com a criação de um curso de letramento racial para os advogados, entre o presidente Márcio Nogueira, membros da Comissão da Igualdade Racial e Verdade da Escravidão Negra da OAB/RO, representantes do Ministério Público Federal, Defensoria Pública, Grupo de Pesquisa Ativista na Audre Lorde e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. O encontro foi realizado no gabinete da presidência, na Sede da Seccional, em Porto Velho, nesta semana.
Conforme o advogado Pedro Costa, presidente da Comissão da Igualdade Racial, a OAB Rondônia tem propiciado o debate de pautas de combate ao racismo estrutural e institucional. “É importante abordar as questões raciais, que não são novidades, e que todos precisam estar por dentro deste assunto racial, que ainda existe em nosso meio. Por isso, fizemos essa primeira reunião com foco na aproximação e criação de um vínculo entre as instituições, juntamente com a OAB, com o mesmo objetivo de combate ao racismo, traçando metas, objetivos e ações afirmativas nesse ambiente de maior visibilidade de defesa dos direitos humanos”, esclareceu Pedro Costa.
Ao final da reunião, ficou acordada a criação de novo curso definitivo de letramento racial para os advogados, com o objetivo de levar a compreensão das questões das raças, ampliar as discussões sobre o assunto e além de promover outras iniciativas. “Trata-se de um tema extremamente importante, que é o da igualdade racial, a OAB Rondônia sempre estará à disposição para somar esforços às ações que promovem defesa à cidadania da sociedade”, disse Márcio Nogueira, presidente da OAB/RO.
Estiveram presentes: Marli Mendonça, conselheira estadual dos direitos da mulher; Pedro Costa, presidente da Comissão de Igualdade Racial; Flávia Albaine, defensora pública, professora de direito antidiscriminatório, pesquisadora e membra do Conselho Estadual do Combate a Discriminação Racial; Fábio Roberto de Oliveira, defensor público; Rosângela Hilário, doutora na Unir e Líder do Grupo de Pesquisa Ativista na Audre Lorde; Gisele Diaz de Oliveira, procuradora federal; Jorge Amaral, conselheiro seccional da OAB/Rondônia no conselho de igualdade racial e vice-presidente e Antonio Neto, Presidente do conselho estadual promoção da igualdade racial do estado de Rondônia.