Aos 38 anos, o advogado José Vitor Costa Júnior é o novo membro do Tribunal Regional Eleitoral. Ele foi nomeado pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, para compor o TRE-RO no cargo de juiz substituto, na vaga decorrente do término do mandato de Armando Reigota Ferreira Filho.
Feliz com a nomeação, ele diz: “Fico honrado por poder representar a minha Ordem na Corte Eleitoral de Rondônia que sempre teve bons representantes. Portanto, minha missão é especialmente árdua para poder manter a altura da representatividade da Ordem. Meu agradecimento especial a minha família, amigos e colegas que acreditaram nesse projeto. Muito Obrigado!”, diz.
O presidente da OAB/RO, Márcio Nogueira, em nome de toda a diretoria, parabeniza o advogado pela conquista. “José Vitor tem um histórico de sucesso dentro da OAB e em toda sua trajetória na advocacia. A nomeação é merecidíssima, reconhecimento ao seu trabalho. Só tenho que parabeniza-lo por essa importante conquista e desejar sucesso em sua atuação, principalmente porque ele será o representante da advocacia da Corte Eleitoral”, diz.
Com 14 de experiência na advocacia, o novo juiz lembra que escolheu a profissão por amor. “Sempre foi a profissão que me vi exercendo, sempre com o incentivo dos meus pais. Recebi minha credencial em Cuiabá, em 2008, local onde, desde os 2 anos morei, estudei e me graduei em Direito na Universidade de Cuiabá”.
Já em Rondônia, ingressou no sistema Ordem em 2013, na gestão do então presidente Andrey Cavalcante. À época, foi nomeado presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional, em seguida, passou a ocupar o cargo de coordenador da Secretaria de Instrução Disciplinar do TED. O currículo é extenso e se entende à presidência de diversas comissões, ao cargo de conselheiro seccional nos anos de 2014 a 2015 e 2016 a 2018.
Na docência, José Vitor é professor de processo civil e direito empresarial na Escola Superior da Advocacia de Rondônia (ESA/RO) desde 2013.
“A advocacia é um desafio constante, as mudanças são enormes desde quando iniciei como advogado. Além de continuar sempre me atualizando, também estou atento as tecnologias e ferramentas necessárias para melhorar cada vez mais o desempenho profissional”, ressalta.
A nova função
Escolhido pelo presidente da República para compor o TRE, no cargo de juiz substituto, José Vitor fala da participação do OAB no processo de seleção dos advogados que concorrem à vaga. “Faz parte do processo constitucional absolutamente republicano. Essa participação da OAB no TRE-RO traz importante oxigenação aos julgados e uma visão importante para o aprimoramento da jurisprudência da Corte Eleitoral”, diz o novo juiz que estará no cargo nos próximos dois anos.
No período em que estiver atuando como juiz eleitoral terá a compatibilidade com a advocacia normalmente, exceto em atuação perante o Tribunal Regional Eleitoral.
Quem é José Vitor?
Advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia sob o nº 4575, Graduado pela Universidade de Cuiabá – UNIC, pós-graduado MBA em Direito Civil e Processo Lato Sensu pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Junto a Ordem dos Advogados do Brasil já presidiu diversas comissões, foi conselheiro seccional nos anos de 2014 a 2015 e 2016 a 2018, também é professor de Processo Civil e Direito Empresarial na Escola Superior da Advocacia de Rondônia desde 2013. Ex-Diretor Geral da Escola Superior da Advocacia de Rondônia entre 2018/2020. Membro Fundador do Instituto de Direito Processual de Rondônia – IDPR e exerce a advocacia no estado de Rondônia desde agosto de 2008, fundou seu próprio escritório em abril de 2012. É sócio proprietário do Escritório Vitor Costa & Everton Melo Soluções Jurídicas – VCEM com inscrição na OAB/RO 62/2014.