Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO participa da abertura do VII Seminário de Estudos Jurídicos da Amazônia Ocidental realizada na Justiça Federal

Página Inicial / OAB/RO participa da abertura do VII Seminário de Estudos Jurídicos da Amazônia Ocidental realizada na Justiça Federal

Abertura do Sejao aconteceu na Justiça Federal – Seção Judiciária de Rondônia

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), representada pelo presidente, Andrey Cavalcante, participou, na tarde de quinta-feira (22), da abertura do VII Seminário de Estudos Jurídicos da Amazônia Ocidental (Sejao). A solenidade foi promovida pela Justiça Federal – Seção Judiciária de Rondônia.

A jornada de estudos tem por objetivo tornar os dois dias de encontro (22 e 23) em um centro de promoção do saber jurídico, onde ilustres palestrantes foram convidados a trocar ideias, analisar temas jurídicos relevantes e realizar exposição de teses e convicções relativas aos institutos da Ciência do Direito e sua aplicação no cenário histórico vivenciado pela sociedade brasileira.

A abertura contou com as palestras “Desafios Contemporâneos do Controle da Corrupção”, por Roberto Livianu – promotor de Justiça da Procuradoria de Interesses Difusos e Coletivos do Ministério Público do Estado de São Paulo e a palestra “Fisco Global e Combate à Corrupção”, por Marcelo Stival – juiz federal e diretor do Foro.

Para Andrey, não se pode pretender punir violações à Constituição e à lei violando-se a própria Constituição e a Lei. “O exercício do poder deve observar as limitações impostas pelo Ordenamento Jurídico, principalmente quanto aos direitos fundamentais dos cidadãos”, disse.

Segundo a organização do evento, representada por Dimes da Costa, a realização do seminário significa muito para o contexto regional dessa parte do território brasileiro que é carente de formação e informação relativas ao mundo jurídico. “Ao promover o evento, a Justiça Federal quer se colocar em sintonia e em interação com a comunidade local, com as instituições afins e com os operadores do Direito das mais diversas áreas. Assim, fomenta-se não somente o diálogo que deve existir entre o Poder Judiciário e a comunidade, mas, também, a busca de nova leitura e crítica de fatos sociais como o fenômeno da corrupção, a partir das ferramentas disponibilizadas pela Ciência Jurídica”.

Andrey ainda ressaltou que “assim como o instrumento de efetivação das garantias dos cidadãos, não pode a advocacia vir a ser criminalizada em seus atos de defesa dos direitos fundamentais, uma vez que criminalizar a advocacia é criminalizar a vontade de próprio constituinte originário, que concebeu um status de indispensabilidade , de liberdade e de imunidades constitucionais, sem as quais sequer apuração por parte do estado e responsabilidade poderão existir”, finalizou.

Durante a abertura, Andrey compôs a mesa juntamente com o diretor do Foro, Marcelo Stival; o coordenador científico do VII Sejao, Dimis da Costa Braga; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado (MPRO), Airton Pedro Marin Filho; o presidente da Escola Superior de Contas e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Wilber Coimbra; o juiz federal titular da 2ª Vara Cível da seção judiciaria de Rondônia, Bernardo Tinoco; e o general da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, José Eduardo Leal de Oliveira.

O Sejao continua nesta sexta-feira (23), no auditório da Seção Judiciária de Rondônia, no Fórum Jarbas Nobre, com as palestras.

Confira a programação completa para esta sexta-feira:
– 8h30 – Palestra “Os Tribunais de Contas e sua Importância na Administração Pública: do Estatuto Constitucional ao Efetivo Controle”, por Paulo Curi Neto – conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia
– 10h – Intervalo – Coffee Break
– 10h30 – Palestra “Os Limites do Combate à Corrupção, a Mídia e os Direitos Fundamentais do Acusado”, por Marcos Alaor Diniz Grangeia – desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia
– 12h – Intervalo
– 14h – Palestra “A Colaboração Premiada na Lei de organizações Criminosas”, por Vallisney de Souza Oliveira – Juiz da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal / Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP /Professor da UnB
– 15h30 – Palestra “O Controle Externo e o Combate à Corrupção”, por Júlio Marcelo de Oliveira – procurador do Ministério Público do Tribunal de Contas da União
– 17h – Encerramento e coquetel.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone