Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO participa de ato contra fim da Justiça do Trabalho, em Porto Velho

Página Inicial / OAB/RO participa de ato contra fim da Justiça do Trabalho, em Porto Velho

A ação reuniu magistrados, servidores, procuradores e advogados

Ato aconteceu na escadaria do TRT14, na manhã desta segunda-feira (21), em Porto Velho.

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) participou, na manhã desta segunda-feira (21), na escadaria do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT 14), do ato em defesa da Justiça do Trabalho. A manifestação foi motivada após às recentes declarações feitas pela Presidência da República, onde afirmam a possibilidade de extinguir o órgão. Além da capital portovelhense, os protestos aconteceram em pelo menos outras 41 cidades do país. A iniciativa, foi realizada pela Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat).

Em seu discurso, o presidente da Seccional, Elton Assis, cumprimentou a todos e a Abrat pela ação e ressaltou que o ato não envolve apenas a Justiça do Trabalho, mas a concretude e respeito ao estado social, consagrado pelo Constituição Federal.

Presidente da OAB/RO, Elton Assis.

“Este ato, simbólico e institucional, representa, também, a voz da advocacia rondoniense em meio a diversas declarações e movimentos que convergem a finalidade de extinguir a Justiça Especializada do Trabalho. O atual momento em que vivemos no nosso país, merece profundas reflexões. Não discordamos da necessidade da adoção de medidas concretas para retomarmos o caminho do crescimento econômico. Todavia, esse caminho deve necessariamente estar em consonância com o respeito às garantias fundamentais da nossa Constituição Federal, especialmente, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho, princípios esses que constituem, sem dúvidas, a viga mestre do estado social consolidado no nosso texto constitucional”.

Por fim, Elton, afirmou que com essa manifestação, a OAB/RO inicia juntamente com a Abrat e a Associação Rondoniense da Advocacia Trabalhista (Aronatra), uma verdadeira campanha de vigilância, continua e ininterrupta, e que irão adotar todos os meios necessários, seja com atos como este ou junto ao Poder Judiciário para garantir o respeito a Constituição Federal. “A OAB externa de forma ecoante, forte e incisiva que está nessa trincheira ao lado de todos aqueles que se mantém firme na luta contra tentativas de extinguir, abolir ou mesmo qualquer outra tentativa de incorporar a Justiça do Trabalho a outro ramo do Judiciário”, finalizou.

Secretária-geral adjunta da OAB/RO e presidente da Aronatra, Aline Corrêa.

A secretária-geral adjunta da Seccional e presidente da Aronatra, Aline Corrêa, frisou que estamos em um momento histórico e que é necessário falar clara e diretamente com a população, uma vez que a Justiça do Trabalho é o instrumento civilizatório em um país continental e desigual.

“A Justiça do Trabalho é importância fundamental para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Muito embora todas as ideias devam ser debatidas em um ambiente democrático, é preciso ter claro quais os interesses defendidos por aqueles que pretendem a extinção deste inestimável instrumento de criação de um país justo, de valorização e da preservação da sua dignidade”.

“Não é a primeira vez que a Justiça do Trabalho sofre ataques que visam sua extinção. Todavia, em todas elas, as entidades de classe saíram em sua defesa. A advocacia estará ao lado dos empregados e empregadores visando manter este importante órgão que busca a paz social”, destacou o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (Caaro), Elton Sadi Fülber, que também é vice-presidente da Aronatra.

O presidente da Abrat, Vitor Martins Noé, destacou que o ato mostra que as entidades estão atentas e vigilantes contra qualquer medida que vise fragilizar ou mesmo extinguir instituições, em especial a Justiça do Trabalho, tábua imprescindível para equilibrar a gangorra sempre existente entre o capital e o trabalho. “A Abrat não se intimidará em defender a democracia, os direitos sociais e a Justiça do Trabalho, ramo esse que é o melhor meio de classificação de conflitos sociais”, disse.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone