A OAB-RO participou, na última segunda-feira (21), de uma audiência pública em Ariquemes para discutir a qualidade dos serviços da Energisa em Rondônia. A advogada Dayse Leopoldino, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Seccional, representou a Ordem e destacou a importância de abordar as frequentes reclamações da população sobre interrupções no fornecimento de energia e falhas no atendimento.
Durante a audiência, convocada pelo deputado estadual Delegado Camargo, representantes da Energisa se comprometeram a resolver os problemas mais críticos em até 10 dias. Entre os principais problemas levantados estão:
-Quedas de energia: interrupções frequentes no fornecimento.
-Oscilações: variações na intensidade da energia fornecida.
-Atendimento: dificuldades na comunicação e solução de problemas pelos canais da empresa.
-Qualidade da energia: questões relacionadas à instabilidade e adequação do serviço.
-Tarifas: preocupações com os valores cobrados e sua transparência.
-Danos materiais: impactos causados por falhas no fornecimento, como queimas de equipamentos.
Conforme Dayse Leopoldino, a OAB-RO, em parceria com outras instituições, pode impulsionar ações coletivas ou civis públicas para garantir os direitos dos consumidores. “Isso inclui buscar medidas legais para assegurar melhorias nos serviços e compensações por eventuais danos. A colaboração entre a Ordem e a população é fundamental para exigir um serviço mais eficaz e de qualidade”, finalizou.