Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB-RO participa de audiência pública sobre IPTU na Câmara de Vereadores

Página Inicial / OAB-RO participa de audiência pública sobre IPTU na Câmara de Vereadores

A secretária-geral da OAB-RO, Aline Silva, e o presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo, Hudson Delgado, participaram, na quinta-feira (9), da audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Porto Velho para discutir as alterações no projeto que atualizou a Planta Genérica de Valores, impactando o valor final do IPTU de milhares de contribuintes portovelhenses. A população tem manifestado preocupação com os valores elevados do imposto e a OAB-RO está promovendo um levantamento de informações para ingressar com ação judicial.

Em sua fala durante a audiência, Aline Silva informou que a Ordem foi procurada por diversas entidades e pessoas da sociedade para propor uma ação judicial com vistas a pedir a revogação da lei e um amplo estudo prévio para que se esclareça a composição final do valor do IPTU. “Convocamos sessão extraordinária para que o Conselho Pleno aprovasse as medidas necessárias aos pleitos, sendo deliberada a aprovação à unanimidade para que a OAB, após análise técnica, tome as providências judiciais cabíveis , disse.

O tema tem sido destaque nos últimos dias, devido aos valores elevados do imposto identificados pela população. O plenário da Câmara ficou lotado durante a audiência e diversas entidades tiveram tempo de fala. Os principais pontos questionados foram os estudos que deram norte para a atualização dos valores.

O advogado Hudson Delgado esclareceu que a Ordem está promovendo estudos técnicos. “O que nós defendemos realmente é um estudo para trazer o valor final do IPTU à realidade. Tivemos acesso ao processo aprovado na Câmara de Vereadores e estamos analisando toda a documentação”, disse.

Júlio Cesar Pinto, presidente do Creci Rondônia, defendeu a realização de um estudo transparente e participativo para que os valores venais estejam mais próximos da realidade, pois o valor do imóvel não impacta apenas o IPTU, mas todo o mercado imobiliário.

Com a polêmica formada em torno do IPTU desde a semana passada, os parlamentares informaram que vão se debruçar sobre as leis que tramitam na Câmara. A primeira, apresentada pela prefeitura, traz alterações na lei aprovada em 2022, diluindo a atualização do IPTU em dez anos. A outra lei foi apresentada pelo vereador Gilber Mercês durante a própria audiência pública e pede a revogação total da lei e a volta dos valores cobrados em 2021.

As duas devem entrar na pauta no início da próxima semana, quando os vereadores voltam a se reunir em uma sessão ordinária.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone