Página Inicial / OAB/RO participa de audiência pública sobre mercado de trabalho na sede do MPT em Ji-Paraná

Estefânia Marinho, vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RO, participou da audiência pública ocorrida na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Ji-Paraná, que abordou a “acessibilidade e inclusão do deficientes e reabilitados no mercado de trabalho”.

Segundo a representante da OAB-RO, no evento, o trabalho, além de trazer dignidade a pessoas com deficiência, também as inclui em vários setores da sociedade. “É extremamente necessária a vigilância dos órgãos fiscalizadores para averiguação de que as empresas com obrigatoriedade legal de contratação de deficiente estejam obedecendo a cota legal e além disso, deve ser fiscalizado com o mesmo vigor a atividade desenvolvida por esse deficiente dentro das empresas que, porventura foi contratado, garantindo igualdade de salário com os não deficientes e progressão de carreira caso preencha os requisitos necessários para isso”, disse.

Em Ji-Paraná, destaca Estefânia, inúmeros pessoas com deficiência estão desempregadas há anos, sofrendo barreiras em todos os sentidos na inclusão do mercado de trabalho. “É louvável a iniciativa do MPT em abordar a temática de extrema importância social”, diz.

Ainda, a Comissão destaca que permanece vigilante em relação ao tema e se coloca à disposição para que, “por meio de diálogos, a problemática consiga ser solucionada, pois a inclusão é dever de todos nós”.