A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), representada pelo presidente, Esequiel Roque, participou de uma reunião na Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Participaram do encontro o superintendente, Rômulo Veiga; o jornalista e pesquisador Jorge Sanglard; e a advogada e assessora da Subseção de Juiz de Fora – OAB/MG, Tity Cristina Dovizo. A pauta tratada foi a reedição do livro ‘Diário de um Prefeito – Administração Municipal’, do ex-prefeito de Juiz de Fora (MG) entre 1933 e 1936, Menelick de Carvalho.
Para o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, a parceria entre a CDDH da Seccional Rondônia e a OAB de Minas Gerais juntamente com a Subseção de Juiz de Fora na reedição da obra acrescentará significativamente nas conquistas sociais das futuras gerações.
Durante a reunião, Esequiel citou o jornalista e dramaturgo mineiro Bley Barbosa de Castro: “as pessoas morrem, mas suas ideias não!”.
O presidente da CDDH falou ainda que, em sua percepção, entende que o livro engrandece a figura de um grande advogado. “Ele marcou a história do Brasil em sua singular administração pública em Minas Gerais, berço da cultura nacional e de tantas personalidades da politica brasileira”, disse.
O livro
“Diário de um Prefeito – Administração Municipal” é uma obra de grande valor histórico, cultural e social. Revelando com maestria as grandes dificuldades existentes na administração pública municipal e apresentando tese de defesa dos Direitos Humanos e do Meio Ambiente, em uma época onde pouco se falava, ou respeitavam estes direitos.