Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO participa de treinamento aos peritos do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura e aos membros do Comitê estadual

Página Inicial / OAB/RO participa de treinamento aos peritos do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura e aos membros do Comitê estadual

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), participou, na quarta-feira (22), do treinamento aos peritos do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura e aos membros do Comitê estadual. Na ocasião, também houve reunião com vários defensores dos direitos humanos que atuam no combate e prevenção à tortura no estado de Rondônia.

O Mecanismo Estadual para Prevenção e Combate à Tortura do Estado de Rondônia tem como principal atribuição realizar visitas periódicas e regulares às pessoas privadas de liberdade, qualquer que seja a forma ou fundamento da detenção, aprisionamento, asilos, abrigos, unidades socioeducativas, locais de contenção ou colocação em estabelecimento público ou privado de internação ou tratamento. A ideia é verificar as condições de fato e de direito às quais se encontram submetidas, para prevenir e erradicar à tortura, maus tratos e os tratamentos desumanos e degradantes.

Ainda na ocasião, a CDDH se reuniu com o governador do estado Daniel Pereira; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), Walter Waltenberg; a Coordenação do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e APT da Suíça para tratar sobre a prevenção e combate à tortura no estado. Além de vários assuntos pertinentes ao tema.

A reunião tratou sobre a prevenção e combate à tortura no estado de Rondônia.

“A Ordem é integrante do comitê, participando ativamente, através da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, dos trabalhos realizados em prol dos cidadãos, salienta o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante”.

O presidente da CDDH, que também é presidente do comitê estadual, pontua que a tortura é uma prática corrente no Brasil. “Essa prática está presente nas abordagens por agentes do estado e nos locais de privação de liberdade, como presídios, delegacias, institutos dos sistemas socioeducativo, institutos de longa permanência de idosos, acolhimentos para crianças e adolescentes, comunidades terapêuticas e outros locais onde encontram-se pessoas em privação de liberdade”, destacou.

Mecanismo
O Mecanismo foi criado pela Lei Estadual 3.262/2013 e regulamentado pela Lei Estadual 3.784/2016, além da competência legal de realizar visitas em locais de privação de liberdade, também emitirá recomendações às autoridades públicas e privadas com o objetivo de sanar quaisquer tipos situações que violem as garantias e o respeito às pessoas privadas de sua liberdade. Tendo como base a convenção contra a tortura e outros tratamentos ou penas Cruéis, desumano e degradante, tratado este aderido em nosso sistema legal por meio do Decreto Presidencial n° 40/1991.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone