Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO participa do ‘III Encontro Nacional dos Comitês e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura’ em Brasília (DF)

Página Inicial / OAB/RO participa do ‘III Encontro Nacional dos Comitês e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura’ em Brasília (DF)

Esequiel durante o encontro realizado em Brasília (DF)

A Seção Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), representada pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Esequiel Roque do Espírito Santo, está participando do ‘III Encontro Nacional dos Comitês e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura’. O evento está sendo realizado em Brasília (DF) nos dias 3, 4 e 5 deste mês de julho.

A iniciativa é promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e Unesco. Estão reunidos representantes de todos os estados da Federação para discutir e traçar propostas para prevenção e combate à Tortura.

Também visa a implementação do Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e a construção de um diagnóstico nacional sobre a situação da prática do crime da tortura, dos maus tratos e dos tratamentos desumanos e degradantes contra as pessoas sob a custódia do Estado ou em locais de privação de liberdade e de longa permanência.

Prática da tortura
A tortura é uma prática recorrente no Brasil estando presente nas abordagens por agentes do Estado e nos locais de privação de liberdade, como presídios, delegacias, institutos dos sistemas socioeducativos, institutos de longa permanência de idosos, acolhimentos para crianças e adolescentes, comunidades terapêuticas e outros locais onde encontram-se pessoas em privação de liberdade.

“A prevenção e o combate à tortura exigem atuação dos três Poderes, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da sociedade civil, para o bom funcionamento dos Comitês e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura, que são órgãos de suma importância para impedir estas práticas intoleráveis nos tempos atuais”, manifesta o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.

Em Rondônia, o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura é composto por 15 membros representantes da OAB/RO, Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Estado, conselhos de políticas públicas e organizações sociais.

“Na semana passada, o Comitê deu posse aos três membros peritos do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, os quais irão realizar visitas periódicas nos locais de privação de liberdade e de internação. Também irão trabalhar na prevenção e no enfrentamento das práticas de tortura, maus tratos e tratamentos desumanos e degradantes em Rondônia”, explica Esequiel.

Em razão do início dos trabalhos do Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura, será promovida, nos dias 21, 22, 23 e 24 de agosto, a primeira capacitação para os atores do Sistema de Prevenção e Combate à Tortura. Essa é uma iniciativa da Associação de Prevenção e Combate à Tortura (APT), sendo que no último dia será realizado um evento aberto à participação de toda a sociedade, que poderá apresentar suas demandas e proposições sobre a temática.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone