OAB/RO prestigia solenidade de abertura do ano Judiciário do TJRO

Página Inicial / OAB/RO prestigia solenidade de abertura do ano Judiciário do TJRO

Solenidade aconteceu na sede do TJRO.

O presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Elton Assis, participou, na manhã desta segunda-feira (4), da sessão solene de abertura do ano judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), que aconteceu no Tribunal Pleno, em Porto Velho. O evento contou com a presença de membros do Poder Judiciário Estadual, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, entre outras instituições.

Também estiveram presentes o diretor tesoureiro da Ordem, Fernando Maia; o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), Juscelino Moraes do Amaral; os conselheiros federais Alex Sarkis, Juacy Loura Júnior e Franciany de Paula; a ouvidora-adjunta da Seccional, Maria Eugênia; a integrante da Comissão dos Jovens Advogados (OAB Jovem), Naiana Élen Santos Mello; os procuradores da OAB/RO, Saiera Silva e Mário Sérgio Leiras Teixeira; e o advogado Pitágoras Marinho.

Durante o seu discurso, Elton destacou que mais um ano judiciário se inicia com a busca incansável para atender as determinações constitucionais de prover tutela jurisdicional efetiva para todos os cidadãos de nosso estado. “As promessas civilizatórias registradas em nossa Constituição cidadã exigem o aperfeiçoamento dos mecanismos das novas dinâmicas inerentes ao convívio social e de seus litígios. Com isso, precisamos ser mais céleres, econômicos, simples e inclusivos”, disse.

Elton Assis discursando durante solenidade.

Elton ainda pontuou que proteger a democracia para produzir as transformações pelas quais lutamos é naturalmente proteger a independência do Poder Judiciário e defender as condições para que os membros e servidores do Tribunal cumpram sua missão. “O ano de 2019 nos presenteia com um “caderno de oportunidades” novo em folha. Esse caderno contem, em si, folhas límpidas e cristalinas prontas para serem preenchidas e é com esse espírito colaborativo que a advocacia de Rondônia deseja a esse Poder Judiciário o melhor trabalho e os melhores resultados”, finalizou.

Em seu pronunciamento, o presidente do TJRO, desembargador Walter Waltenberg Silva Júnior, salientou que 2019 marca o início de mais um ano judiciário no qual os trabalhos serão de muita transparência. “Este será um ano de muito trabalho e de muitos desafios a serem vencidos. Queremos oportunizar e promover a interação entre o Tribunal e a comunidade, incentivando sempre a participação popular e da forma mais transparente possível”, afirmou.

Confira o discurso na íntegra.