Com o objetivo de reunir advogadas e advogados, acadêmicos e operadores do Direito para discutir temas que contribuam para o aperfeiçoamento profissional da advocacia, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) promoveu, nesta semana, a palestra ‘Publicidade na Visão do Novo Código de Ética’, ministrada pelo conselheiro federal por Rondônia e corregedor nacional-adjunto do Conselho Federal da OAB, Elton Fülber. O evento foi realizado por meio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO) e contou com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro).
“A palestra foi uma oportunidade de ampliar o debate qualificado aos advogados com um tema relevante, ainda mais em tempos de redes sociais, uma vez que os profissionais podem realizar publicidade de maneira a ferir o Código de Ética da Advocacia, sem mesmo ter conhecimento deste fato”, comentou o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.
Segundo Elton Fülber, o tema é uma dúvida constante para os profissionais do Direito. “O objetivo principal da palestra é mais uma oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento. A publicidade na advocacia deve seguir uma série de preceitos contidos no nosso Código de Ética, para que a advocacia não seja um negócio e sim a profissão de suma relevância para o Estado Democrático de Direito e para o fomento da cidadania”, salientou.
Campanha da OAB/RO
A OAB/RO lançou, no mês de fevereiro, a campanha ‘Captação Não, Ética Sempre!’. A iniciativa contra a captação ilícita de clientes foi lançada durante a 416ª Sessão Ordinária do Conselho Seccional, que aconteceu no plenário da entidade em Porto Velho. A ação é realizada por meio da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional, Corregedoria e Tribunal de Ética e Disciplina (TED).
Juntamente com a intensificação das ações da comissão de fiscalização está a atuação no que tange à publicidade ilegal, realizada por advogados. A ideia é fortalecer a advocacia do estado, com profissionais trabalhando de maneira ética e sem nenhuma irregularidade.