Página Inicial / OAB/RO realiza lançamento da Pedra Fundamental da nova sede da Subseção de Cacoal: “marco histórico”, diz presidente da Seccional

Lançamento contou com a presença da diretoria da Seccional e Subseção. Além de advogados da região.

Um marco para a história da advocacia, assim foi o lançamento da Pedra Fundamental da nova sede da Subseção de Cacoal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO). A solenidade aconteceu nesta terça-feira (17), e reuniu diretoria da Seccional e Subseção, além de diversos advogados da região, que terão a nova sede construída ao lado do antigo prédio da Subseção.

Presente no lançamento, o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, cumprimentou a todos e salientou a gratidão agregada à felicidade pelo lançamento da Pedra Fundamental de Cacoal. Com um discurso sereno, sorriso no rosto e as palavras de quem acabara de realizar um sonho, Andrey falou que a ocasião é um marco para a advocacia local, região e de todo o estado.

“Cacoal hoje é uma região economicamente muito privilegiada que detém 400 advogados regularmente inscritos. Nós fizemos uma estimativa: passa em Cacoal em torno de 40% da advocacia de Rondônia. Imagine a importante que essa obra terá para absorver a advocacia do estado e que Cacoal generosamente poderá receber ainda melhor”, destacou.

Andrey ainda salientou que em quaisquer circunstâncias terá a honra de estar presente comemorando as atividades da Subseção de Cacoal. “Essa casa será de todo e qualquer cidadão de Cacoal”.

A presidente da Subseção de Cacoal, Julinda da Silva, também cumprimentou os presentes e as instituições que participaram do lançamento. “Agradeço ao presidente Andrey que sempre nos estende a mão. Agradeço ao Elton Assis pela batalha junto ao Conselho Federal e aos demais conselheiros que também batalharam pela obra. Agradeço a todos pelo empenho! É um sonho ter uma nova sede e hoje estamos ‘plantando’ essa Pedra Fundamental. É um mérito não dessa diretoria, é um mérito de todos os advogados inscritos em Cacoal. É um mérito nosso”, comentou.

Descerramento da Pedra Fundamental.

O conselheiro federal e ouvidor Nacional da OAB, Elton Assis, destacou que “essa é uma honrosa conquista que nos foi dada pelo presidente da OAB, Cláudio Lamachia, e claro, com o apoio da diretoria da OAB/RO, Andrey Cavalcante. Comemoramos hoje mais uma vitória para a advocacia de Cacoal”.

O conselheiro Seccional Diógenes Nunes de Almeida Neto comentou que “agora a advocacia de Cacoal pode comemorar mais uma vitória. A OAB/RO está de parabéns por sempre pensar na qualidade dos profissionais do interior”.

O também conselheiro Seccional João Francisco Pinheiro Oliveira reiterou que a advocacia cacoalense se sente grata pela conquista. “A construção da sede será um sonho realizado e tudo isso devido à doação do terreno feita pela prefeitura”.

Outro que mostrou seu otimismo com na solenidade foi o também conselheiro Seccional Valério César Milani e Silva. “A classe de Cacoal tem muita gratidão por todos que batalharam por essa nova sede. Finalmente teremos um ambiente novo no qual poderemos receber a advocacia e sociedade nos muitos eventos que serão aqui realizados”.

A conselheira Seccional, Gloria Chris Gordon, que também é presidente da Comissão da Mulher Advogada local, afirmou que o momento simbolizou uma vitória para a advocacia, incluindo as mulheres advogadas. “Agora teremos uma nova sede da Subseção que atenderá toda a advocacia. E, como presidente da Comissão da Mulher Advogada, cito os inúmeros benefícios que também serão agregados a todas nós advogadas. Enfim, é uma melhoria concretizada para todos os profissionais”, diz.

Projeto da nova sede de Cacoal.

Obra
Em fevereiro de 2018, o Conselho Federal da OAB anunciou que iria custear a obra da nova Subseção de Cacoal, orçada em R$ 1,2 milhão. Essa quantia será dividida em duas partes: a primeira já agora no valor de R$ 600 mil, que será usada para o início das obras, e posteriormente, a outra parcela de valor equivalente.

Recentemente, mais precisamente neste mês de julho, o presidente da OAB/RO assinou o contrato para a obra da 1ª fase de construção da nova sede da Subseção de Cacoal. As obras serão executadas pela empresa WF Arquitetura e Engenharia. O crédito de R$ 600 mil referente a primeira parcela foi recentemente autorizado pelo Conselho Federal. Passadas todas essas etapas, o lançamento da Pedra Fundamental foi realizado nesta terça-feira, como celebração para toda a advocacia.