A mentoria “Gestão Legal como Estratégia na Advocacia”, ofertado pela OAB, por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA) em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAARO), ocorreu nos dias 19 e 20 deste mês, no auditório da Subseção da OAB de Vilhena. O foco foi a abordagem de estratégias voltadas a uma visão sistêmica, estratégica e situacional voltada a gestão da Subseção de Vilhena, bem como o planejamento direcionado a escritórios de advocacia.
A atividade foi ministrada pelo Conselheiro Seccional; Presidente da Comissão de Planejamento, Gestão Estratégica, Governança e Projetos da OAB/RO; Ouvidor Geral da CAARO e professor/mentor da ESA, João Bosco Machado de Miranda; pelo Secretário Geral da CAARO; Membro da Comissão de Planejamento, Gestão Estratégica, Governança e Projetos da OAB/RO e professor da ESA/RO, Vinicius Martins Noé; e pela Conselheira Seccional; Presidente da Comissão de Sociedade de Advogados; Secretária Geral da Comissão de Planejamento, Gestão Estratégica, Governança e Projetos da OAB/RO e professora/mentora da ESA/RO, Brenda Mazzullo.
Na segunda-feira, pela manhã, João Bosco abordou sobre os instrumentos norteadores de gestão a serem trabalhados em um planejamento estratégico na advocacia, como a identificação e construção de elementos organizacionais direcionados alinhados a visão, missão e valores de equipes.
“É um plano piloto que será desenvolvido e replicado em todas as Subseções do estado de Rondônia. Eu acredito que deixamos uma semente de planejamento e gestão, e que iremos, com auxílio da Diretoria e do Presidente da Subseção [de Vilhena], dar continuidade aos outros módulos até o final de dezembro de 2024”, pontuou.
Na continuação da mentoria, Vinicius Martins Noé falou da importância da organização financeira aliada a gestão e bem-estar de equipe de colaboradoras e colaboradores de escritórios de advocacia.
Brenda Mazzullo falou sobre as sociedades advocatícias e as formas de constituição e opção entre Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido, utilizando as alíquotas de acordo com o faturamento do escritório, além de orientações sobre razão social, contrato social, isenção de taxas para alteração de sociedades advocatícias e procedimentos para o registro inicial da sociedade.
Na terça-feira, 20, os mentores realizaram uma atividade em grupo com os participantes, que exercitaram estratégias voltadas para a realidade local, como a identificação de demandas a serem sanadas e a construção de projetos para serem aplicados até o final de 2024 na OAB Vilhena e em escritórios de advocacia.
A mentoria teve participação de Presidente da Subseção de Vilhena, Túlio Magnus, do Vice-Presidente da Subseção de Colorado, Fernando Cardoso e advogadas e advogados de Vilhena e Colorado do Oeste.