A Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), juntamente com a Comissão de Direito Previdenciário, realizou uma reunião, na quarta-feira (15), com a gerente executiva do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Márcia Cristina Pinto, em Porto Velho. O objetivo foi tratar sobre a demora de atendimento à advocacia e falar sobre um possível treinamento do INSS Digital.
O presidente da Seccional, Andrey Cavalcante, comentou que a Comissão de Defesa das Prerrogativas é uma das instâncias mais importantes da OAB Rondônia, pois é ela que ampara os profissionais da advocacia a exercerem seu trabalho livremente. “Já a Comissão de Direito Previdenciário atua para o aprimoramento da prestação jurisdicional da área, uma vez que trabalha em prol dos colegas, que rotineiramente atuam no instituto”, afirmou.
O presidente da CDP, Fernando Maia, destacou que a OAB/RO, juntamente com a Comissão de Prerrogativas, atua em prol da advocacia rondoniense. “Sempre estaremos em busca dos melhores atendimentos para a classe. A CDP tem como uma de suas principais atribuições impedir, intransigentemente, que o advogado tenha problemas ou dificuldades no exercício pleno da profissão. Por outro lado, ainda temos o treinamento do INSS Digital, que também foi tratado na reunião, e será organizado com muita dedicação, para auxiliar nossos colegas que têm dificuldade com a tecnologia”, disse.
O presidente da Comissão Direito Previdenciário, Anderson Bauer, ressaltou que a reunião foi muito produtiva. Bauer contou que o encontro serviu para o debate de ações concretas e céleres em prol dos colegas advogados que atuam na área Previdenciária. “Sem contar que o objetivo do treinamento seria levar aos profissionais da advocacia um auxílio prático do PJe, especialmente envolvendo as demandas do INSS Digital, nova plataforma utilizada na seara previdenciária, que possibilitará requerer benefícios, exceto auxílio-doença, via internet; e do PJe Calc. Essa última, uma ferramenta utilizada nos Tribunais do Trabalho para a elaboração de cálculos trabalhistas”, disse.
Ao final da reunião, Márcia agradeceu a visita da Seccional e enalteceu a parceria do instituto com a entidade. “Analisaremos todas as sugestões para melhor atender a advocacia de Rondônia”.
Também participaram da reunião a vice-presidente da CDP, Marisselma Maria da Conceição Marinho; e os membros Pedro Henrique de Macedo Pinheiro; e Lélia de Oliveira Neta.