Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO realiza visita à Casa da Detenção de Cacoal para tratar sobre demora no atendimento aos advogados criminalistas

Página Inicial / OAB/RO realiza visita à Casa da Detenção de Cacoal para tratar sobre demora no atendimento aos advogados criminalistas

Membros da OAB/RO visitaram a Casa da Detenção de Cacoal

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Subseção de Cacoal e após relatos de reclamações de demora e mau atendimento a advogados em alguns plantões da Casa de Detenção de Cacoal, deliberou, nesta semana, por fazer uma visita institucional à unidade prisional. Na ocasião, os membros da OAB/RO trataram com o diretor do presídio, Fabiano Cardoso, sobre a importância da melhoria na qualidade do atendimento profissional ao militante na área criminal, que, em alguns casos, chega a esperar cerca de duas horas para prestar assistência jurídica para o cliente preso.

A reunião com o diretor contou com a presença da presidente da Subseção de Cacoal, Julinda da Silva; o secretário geral da Subseção, Claudiomar Bonfá; o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas em Cacoal, Vinícius Gordon; bem como os membros da Comissão de Direitos Humanos e Assuntos Penitenciários Sidnei Sotele (presidente) e Thiago Luis Alves; além da conselheira Seccional Glória Chris Gordon e do membro da Comissão de Esportes Danilo Galvão.

“Todo o Sistema Ordem está sempre empenhado em defender as prerrogativas da advocacia. Os nossos colegas advogadas e advogados têm o direito legal de prestar assistência jurídica aos clientes e o acesso dos profissionais a seus assistidos deve ser realizado de maneira eficaz”, ressaltou o presidente da Seccional Rondônia, Andrey Cavalcante.

Durante a visita, Julinda abordou a importância do diálogo entre as instituições e a relevância da melhoria no atendimento ao advogado da área criminal, sobretudo no presídio de Cacoal: “O advogado ou advogada precisam ser bem atendidos em todas as repartições públicas, em conformidade com o que estabelece o Estatuto da OAB, que vale dizer, é lei federal, já que exercemos um múnus público. No caso do presídio não deve ser diferente”, completou.

Sidnei destacou que o advogado está exercendo sua profissão ao sair de seu escritório e se dirigir à casa de detenção para falar com o cliente. “Isso acontece ou para pegar sua assinatura em procuração ou documentos”. Acrescentou ainda: “criar obstáculos ao contato do advogado ao cliente, não é só violar o direito do profissional, é tolher os direitos do preso, que é amparado pela Lei Penal e pela Constituição”.

Para Vinícius, é vital o tratamento igualitário pelos agentes públicos ao advogado e advogada, seja ele antigo ou em início de carreira. “É preciso sonorizar às autoridades públicas administrativas que o Estatuto da OAB é lei federal (Lei Nº 8.906/94), e que esta garante ao advogado ou advogada o direito de falar com seu cliente, ou ter acesso livre às repartições públicas, delegacias e presídios, entre outros locais”.

Ao final, a diretoria da Subseção de Cacoal fez uma vistoria geral na casa de detenção, visitando a Sala de Leitura, Sala de Costura, Sala de Aula, além de realizar uma vistoria na Sala de Apoio ao Advogado, que também se encontra instalada no estabelecimento prisional.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone