Frente às ofensas proferidas por uma promotora do Ministério Público do Paraná a advogados durante uma audiência na Comarca de Guarapuava (PR), a OAB/RO se solidariza com a advocacia paraense e emite nota de repúdio.
A seccional do Paraná já oficiou à Corregedoria do Ministério Público (MP-PR) e está avaliando outras medidas cabíveis.
Em nota, a subseção de Guarapuava classificou a postura da promotora como “absurda e desrespeitosa” e que causou “completa perplexidade na comunidade jurídica local”.
Confira a íntegra da nota da OAB/RO
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, por sua diretoria, repudia, com veemência, a conduta da promotora de Justiça DUNIA SERPA RAMPAZZO, que durante a audiência ocorrida no último dia 8 de fevereiro, em Guarapuava (PR) agiu de forma desrespeitosa e, causou perplexidade ao falar: “são bosta esses advogados [SIC]”.
O caso ganhou repercussão nessa sexta-feira (11) e a OAB Rondônia se solidariza com a advocacia do Estado do Paraná.
A propósito das palavras dirigidas pela promotora de Justiça à advocacia, a OAB/RO as recebe como total desprezo à atividade da advocacia que ali estava sendo exercida, além de ofender todos os advogados e, em especial, os que atuam na área criminalista. Este, de forma alguma, deve ser o tratamento dispensado pelo representante do Ministério Público à advocacia.
Por isso, a OAB não tolera e repudia o uso de palavras de menosprezo e ofensivas à advocacia, que implicam na grave violação das prerrogativas da advocacia.
Por tais razões, a OAB/RO manifesta sua indignação e lamenta a forma desrespeitosa como a promotora de Justiça agiu para ofender, não apenas os advogados que estavam exercendo a defesa técnica na ocasião, mas toda a classe dos advogados e espera que a conduta receba a devida atenção do órgão correicional.
A Diretoria
OAB Rondônia