A Subseção de Cacoal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), promoveu, nos dias 17, 18 e 19, a “Campanha de Prevenção ao Suicídio”. A atividade, contou com o apoio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO) e da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro).
Durante a campanha, a comissão visitou três instituições acadêmicas, foram elas: Unesc, Unir – campus Cacoal e Facimed, no qual discutiram sobre o assunto.
O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, enalteceu a iniciativa. “Um tema que merece nossa total atenção e que necessita ser disseminado em todas as esferas da sociedade, para que consigamos mudar esse índice preocupante. A informação e as redes de apoio são fatores determinantes para quem precisa de ajuda”, disse.
A presidente da CMA estadual, Aline Corrêa, ressaltou que a ação promoveu a importância do exercício da empatia, do apoio, seja de alguém próximo ou de um profissional. “Um dos grandes motivos que têm levado ao suicídio é o rompimento das relações afetivas e a necessidade de se restabelecer enquanto ser humano, quando há necessidade de ajuda. Portanto, discutir o assunto e trazê-lo para o centro das reflexões foi de suma importância”.
A presidente da CMA de Cacoal, Glória Chris Gordon, destacou que o evento teve a participação e interação de todos que participaram. “Foi uma campanha muito produtiva, foi também muito elogiada pelos apoiadores, uma vez que a campanha trata de um assunto público, um assunto que atinge toda a sociedade, um assunto necessário diante dos recentes casos de suicídio que tomamos conhecimento a pouco tempo”, disse.