OAB/RO tem a única presidente de Seccionais

Página Inicial / OAB/RO tem a única presidente de Seccionais

Ouça a versão em áudio

Foi assinada, na manhã desta sexta-feira (13), a portaria que nomeia a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Solange Aparecida da Silva, como presidente interina da instituição para o período de 14 a 22 de setembro. O ato foi realizado no plenário da instituição, em Porto Velho.

Neste momento, Solange Aparecida é a única mulher formalmente a presidir uma Seccional da OAB. Entre seus compromissos como presidente, participará do Colégio de Presidentes de Seccionais, organizado pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB), em Brasília.

O presidente da OAB/RO, Elton Assis, ressaltou que hoje é um dia histórico para toda a advocacia, especialmente para a rondoniense, e que a luta por igualdade tem sido uma constante. “A nossa gestão tem o compromisso de que as mulheres não são coadjuvantes, elas são protagonistas. Esta gestão é uma obra coletiva e este ato assinado é o reconhecimento da importância do papel da mulher”.

“Assumir a Seccional Rondônia é uma honra e muito gratificante. Seria muito fácil falar como me sinto em uma palavra, mas este momento não é meu, este momento é de todas as advogadas. Fico orgulhosa de ser advogada e do empoderamento feminino que estamos vivendo nesta instituição. Queremos reconhecimento da igualdade natural entre os sexos: não ser eleita ou ocupar cargo por ser mulher, mas pelo trabalho em prol da advocacia”, falou Solange Aparecida.

O trabalho executado por Solange à frente da Subseção de Ji-Paraná, onde foi presidente por duas gestões, foi destacado pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), Elton Fülber. “A advocacia rondoniense é privilegiada por uma pessoa tão dedicada à Ordem dos Advogados”.

Para o tesoureiro da OAB/RO, Fernando Maia, o ato solene é uma homenagem justa e merecida. “É uma alegria poder participar de um momento tão importante para a Seccional Rondônia. A presidente interina pode contar com meu apoio”.

Aline Corrêa, secretária-geral adjunta, corregedora e ouvidora, salientou a sensibilidade e comprometimento de toda a diretoria em prol das causas femininas e da conquista de novos espaços. “Hoje é um marco para todas nós e sinto muito orgulho por fazer parte deste momento”.

Solange Aparecida da Silva

Formada em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de São Carlos (FADISC/SP) desde 1997, teve sua habilitação na Ordem dos Advogados do Brasil em 1999. Possui MBA em Direito Civil e Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas. Atua na área de Direito Civil, Trabalhista, Empresarial e Consumidor.

Já foi presidente da Subseção de Ji-Paraná por duas gestões, entre 2013 e 2018.