A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) alerta a advocacia e a sociedade em geral sobre um golpe que tem se tornado recorrente no estado. Golpistas estão utilizando indevidamente o nome de advogados para enganar clientes e extorquir dinheiro de forma fraudulenta.
Os criminosos, de maneira ardilosa, têm acesso a informações de processos judiciais, coletam dados dos clientes, incluindo valores envolvidos, e entram em contato simulando serem os advogados responsáveis pelos casos. Em alguns casos, chegam ao extremo de informar que o dinheiro referente ao processo está liberado, mas para acessá-lo, o cliente precisa pagar “taxas judiciais”. Alguns clientes que buscavam receber valores devidos acabam sendo enganados, confiando nas informações falsas fornecidas pelos golpistas.
Diante dessa situação, a OABRO recomenda que, ao receber qualquer ligação ou mensagem informando sobre o pagamento de valores relacionados a processos judiciais, os clientes confirmem diretamente com seus advogados se a informação é verídica. A orientação é ir até o escritório do advogado que foi contratado e falar pessoalmente com o profissional.
A campanha visa conscientizar a comunidade sobre os riscos dessas práticas fraudulentas e reforçar a importância de se proteger contra golpes. A OABRO e suas 18 subseções em Rondônia estão unidas para combater esse tipo de crime e garantir a integridade da advocacia e a segurança dos clientes.
“A mensagem é clara: não caia nesse golpe! Proteja-se, fique atento e, em caso de dúvida, entre em contato diretamente com seu advogado de confiança”, afirma Márcio Nogueira, presidente da Seccional.