A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) intensificou a atuação para melhorar as condições de trabalho da advocacia criminal, investindo na ampliação e reforma de parlatórios em unidades prisionais em diversas regiões do estado. O esforço teve como foco oferecer condições adequadas para os advogados que, frequentemente, enfrentam dificuldades para realizar atendimentos aos clientes privados de liberdade.
Em locais como Cerejeiras, a instalação de novos parlatórios foi uma resposta à demanda crescente por espaços que respeitem a privacidade e os direitos da advocacia. As reformas e construções realizadas nos últimos anos priorizou fortalecer a atuação dos profissionais que, muitas vezes, são os mais vulneráveis à violação de prerrogativas.
As melhorias nos parlatórios incluem estruturas que asseguram mais segurança e privacidade, adequando o ambiente às necessidades da advocacia. A iniciativa atende ao direito dos advogados de atender seus clientes em locais apropriados, refletindo o compromisso da OAB-RO em oferecer suporte à advocacia criminal e assegurar o cumprimento das prerrogativas.
Porto Velho
Em Porto Velho, 100% das unidades prisionais da capital, construídos e reformados com recursos próprios. Cabines, mobílias, ambiente climatizado, interfone e até computadores estruturam os oito parlatórios entregues pela Seccional Rondônia da OAB.
Entre construção, reformas e mobiliário, as unidades prisionais: Colônia Penal, Penitenciária Estadual Ênio dos Santos Pinheiro, Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo (Panda), Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho (470), Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso (603), Penitenciária Estadual Aruana e Presídio Feminino contam com espaço adequado para que o profissional da advocacia possa prestar a assistência ao seu cliente com segurança e maior conforto.