Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB Rondônia antecipa para 2018 a participação mínima de 30% de mulheres nas eleições institucionais; confira portaria

Página Inicial / OAB Rondônia antecipa para 2018 a participação mínima de 30% de mulheres nas eleições institucionais; confira portaria

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) garantiu, na terça-feira (4), representatividade à participação feminina nos quadros diretivos da entidade ao aprovar a redação do artigo 131 do Regulamento Geral e inserção de dois novos artigos (156-B e 156-C). Dessa maneira, só será admitido o registro de chapas que atendam ao mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. As regras passarão a vigorar de forma obrigatória a partir das eleições de 2021, mas, a Seccional Rondônia, por meio de portaria nº 118/18, já aderiu a iniciativa para o pleito de 2018.

“A Seccional Rondônia da OAB sempre atuou na luta pela defesa dos direitos das mulheres, incluindo para fomentar a conquista do espaço das advogadas dentro do próprio Sistema Ordem. Dessa maneira, decidimos aderir imediatamente a alteração do Regulamento Geral, que visa admitir o registro de chapas que tenham, no mínimo, 30% de sua composição formados por profissionais mulheres”, ressalta o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.

Aline Corrêa e Andrey Cavalcante

A adesão da Seccional Rondônia foi assinada pelo presidente Andrey, atendendo solicitação da Comissão da Mulher Advogada (CMA). “Assim que saiu a aprovação da nova redação do Regulamento Geral, a comissão já solicitou ao presidente que aderíssemos a nova norma já nas próximas eleições, o que é considerado por todo nós como uma grande conquista, não somente para as mulheres, mas para toda a advocacia rondoniense”, destaca a secretária-geral adjunta da OAB/RO e presidente da CMA, Aline Corrêa.

O CFOAB decidiu por tornar obrigatória a adesão de todas as Seccionais à nova norma somente no pleito de 2021 em respeito ao princípio da anualidade. Contudo, a OAB nacional já representou clara recomendação para o próximo pleito eleitoral e para que se apliquem aos cargos de diretoria dos Conselhos Seccionais, de conselheiros seccionais, de conselheiros federais, de diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados e também das Subseções.

Aline Corrêa, Andrey Cavalcante e Suzana Sicsú Volkweis

Por sugestão da conselheira federal Valentina Jungmann (GO), ficou aprovada a recomendação para que as chapas apliquem voluntariamente a norma já nos pleitos da Ordem a serem realizados em 2018, adesão já efetivada pela Seccional Rondônia.

Após a aprovação, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, destacou tratar-se de um momento histórico para a advocacia e para a entidade. “Estamos construindo uma verdadeira obra coletiva, alçando bandeiras que defendemos há muito tempo. É um propósito comum deste Conselho a inclusão justa e necessária da mulher nos quadros diretivos da nossa entidade. O que fizemos hoje aqui foi história, que, esperamos, aconteça também nos demais cargos eletivos e representativos em todo o país”, comemorou.

Ações em favor das mulheres

Desde que assumiu em 2013, a atual gestão da OAB/RO realizou várias iniciativas em prol dos direitos das advogadas e mulheres presentes na sociedade civil. Um exemplo disso foi a I Conferência Estadual da Mulher Advogada – “Advogada: carreira e protagonismo na sociedade”.

O maior evento voltado à advocacia feminina rondoniense aconteceu em outubro de 2016, após dois dias de debates com renomados juristas brasileiros e temas altamente relevantes para as mulheres advogadas. A iniciativa fez parte do calendário especial do Plano de Valorização estabelecido pelo Conselho Federal, que proclamou 2016 como o Ano da Mulher Advogada.

O evento teve por objetivo contribuir para a igualdade de gênero na sociedade e promover a valorização da mulher advogada, com debates sobre temas relacionados aos desafios da advocacia contemporânea feminina.

Ao longo de toda a gestão, a diretoria da OAB/RO realizou inúmeras palestras, workshops e seminários, tratando da relevância da ampliação do espaço conquistado pelas mulheres e sobre a importância do combate aos crimes de violência praticados contra o sexo feminino.

1º Encontro Estadual da Mulher Advogada

Andrey Cavalcante elogiou atuação de Cléa Carpi, medalha Rui Barbosa

A advogada Cléa Carpi, primeira mulher a receber a Medalha Rui Barbosa, será palestrante no 1º Encontro Estadual da Mulher Advogada, que acontece no dia 14 de setembro (sexta-feira), na OAB/RO. A programação inclui debates, lançamento de livro e uma série palestras ministradas por renomadas advogadas. O evento é idealizado pela Comissão da Mulher Advogada da Seccional e oferecerá certificação de 8 horas aula.

A programação conta com as palestras: “As Prerrogativas e o Plano Nacional da Mulher Advogada” com Cléia Carpi e debatedora Chris Gordon; “Violência Obstétrica” com Alba Vilanova e debatedora Brenda Rodrigues; “Debate – Comissão da Mulher Advogada”, mediadora Aline Corrêa; “A Mulher e o Consumo”, palestrante Marié Miranda e debatedora Daiane Dias; e lançamento do livro “Feminismo, Pluralismo e Democracia” de Ellen Hazan.

Veja a portaria aqui.

Veja o ofício da CMA aqui.

Arquivos anexos

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone