A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) confirmou o retorno do atendimento à advocacia nos Guichês Previdenciários das cidades de Porto Velho, Ji-Paraná e Cacoal, a partir da próxima terça-feira (29). O anúncio foi feito após uma reunião entre o presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, e o gerente-executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Rondônia, Saulo Macedo, ocorrida na sexta-feira (25).
O encontro teve como objetivo central a reabertura do guichê previdenciário, que estava paralisado devido à greve dos servidores do INSS. Participaram também da reunião a presidente e o vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-RO, Sintia Fontenelle e Welison Nunes, além da advogada Marli Mendonça e do servidor do INSS, Matheus Torrente. Segundo o presidente da OAB Márcio Nogueira, “essa retomada é extremamente significativa, pois os atendimentos da advocacia sempre foram cruciais para garantir a justiça aos cidadãos de Rondônia”.
Com o retorno, o atendimento será realizado tanto presencialmente quanto virtualmente. Em cada uma das cidades, Porto Velho, Ji-Paraná e Cacoal, serão disponibilizados 10 atendimentos presenciais e 15 atendimentos virtuais, ambos com limite de 5 solicitações distintas por atendimento, para proporcionar agilidade e eficiência aos advogados e aos cidadãos assistidos.
O horário de atendimento será das 8h às 12h, voltado para solicitações de senhas GOV.BR, informações sobre benefícios previdenciários, acompanhamento de pedidos protocolados e orientações para protocolos anteriores. Como forma de otimizar o fluxo de atendimento, será dada preferência ao atendimento presencial em relação ao virtual. Toda a gestão da fila de atendimento virtual será feita pela plataforma MEET, com relatórios diários sendo repassados à OAB-RO.
A presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Sintia Fontenelle, destacou a importância dos guichês previdenciários: “A presença desses guichês nas principais cidades permitirá um atendimento eficiente, atendendo à demanda acumulada durante a paralisação. Esse retorno marca um avanço na defesa dos direitos previdenciários”. O vice-presidente da Comissão, Welison Nunes, também celebrou a retomada dos trabalhos. “Essa conquista é de grande importância para a advocacia previdenciária em Rondônia como um todo”.