Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB Rondônia apoia campanha Novembro Azul no combate ao câncer de próstata

Página Inicial / OAB Rondônia apoia campanha Novembro Azul no combate ao câncer de próstata

Após o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora o debate é voltado à saúde do homem. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) apoia a campanha Novembro Azul – mês oficial de combate ao câncer de próstata. O mês foi escolhido para identificar essa discussão, pois o dia 17 de novembro é considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O movimento ‘Novembro Azul’ visa conscientizar os homens quanto à prevenção do câncer, promovendo o combate à doença e estimulando a população masculina à realização de exames preventivos. Como forma de alertar a população para a importância da ação, durante todo o mês de novembro a Seccional estará iluminada na cor azul, alusiva ao movimento.

O presidente da Seccional, Andrey Cavalcante, afirma que a sociedade precisa entender que existem tratamentos avançados e acessíveis. “Os estudos acerca da cura do câncer têm avançado constantemente, mas, se a população não tiver acesso às essas informações, não existe sentido. Por isso, nós da comunidade jurídica prestamos esse serviço à sociedade, de nos aliarmos ao movimento em forma de alerta às pessoas, para fomentar esse debate tão importante”, enfatiza.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Prevenção
O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone