A Comissão Especial de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), é uma das parceiras do projeto “Mais inclusão menos indiferença”, idealizado pela Rede de Leitura Inclusiva.
O evento conta com apoio do município através da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de educação especial, e de alguns médicos e visa difundir a cultura, promover mais lazer, entretenimento e informações para as pessoas com deficiência.
Acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro, a partir das 08h, no auditório da sede da OAB, em Porto Velho, onde será promovido uma série de debates com mesas redondas com temas abordando o direito das pessoas com deficiência, saúde e educação inclusiva.
As inscrições são gratuitas e o evento é voltado para pessoas com deficiência e sociedade em geral.
O projeto vem sendo discutido e organizado há alguns meses e um dos principais objetivos é divulgar e expandir o trabalho realizado pela Fundação Dorina Nowil que é pioneira em produzir e distribuir livros gratuitos em braille.
A presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos das pessoas com Deficiência da OAB/RO Evany Gabriela ressalta que, é importante essa parceria porque a fundação Dorina Nowil realiza a produção de obras em braille, para atender, individual e “gratuitamente”, as necessidades de material para estudo, pesquisa ou trabalho da pessoa com deficiência visual colaborando com a formação educacional, cultural, profissional e atividade de lazer para o deficiente visual.
“A OAB, nesta gestão vem atuando como facilitadora divulgando e apoiando projetos que visam mais autonomia e inclusão das pessoas com deficiência na sociedade”, destacou Evany.
Jailton Delogo de Jesus, um dos colaboradores do evento informa que “existe no país uma rede de leitura para deficientes visuais idealizada pela fundação Dorina Nowill. “Em Rondônia, temos a intenção de formar uma rede um pouco mais ampla, contemplando todo tipo de deficiência, portanto a participação da pessoa com deficiência é muito importante, queremos nesta oportunidade agradecer a fundação Dorina Nowill por encabeçar esta ideia e o apoio do programa “aqui você sabe os seus direitos”, OAB e a Semed, em especial a divisão que atende as pessoas com deficiência, pelo trabalho de cidadania e inclusão”.