A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), representada pela presidente em exercício, Vanessa Esber, participou do 1º Encontro de Debates sobre a Política de Equidade de Gênero da Polícia Federal em Rondônia, realizado na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON), em Porto Velho. O evento abordou a importância da presença feminina em espaços de poder e decisão nas instituições, com destaque para as políticas de equidade de gênero.
Vanessa Esber destacou que, na OAB, a paridade de gênero é uma realidade, com mais mulheres advogadas do que homens no Brasil e com as chapas para a presidência da Ordem obrigatoriamente compostas por 50% de homens e 50% de mulheres.
“Na OAB, temos buscado garantir equidade, não só nas nossas chapas de eleição, mas também nas comissões temáticas, onde o presidente Márcio Nogueira tem trabalhado para promover a inclusão das mulheres”, afirmou.
A presidente também fez um alerta sobre os desafios enfrentados pelas mulheres para ocupar cargos de liderança, destacando a necessidade de uma rede de apoio e uma estabilidade profissional que permita às advogadas se dedicarem ao trabalho voluntário dentro da instituição.
A juíza Juliana Paula da Costa também participou do encontro, enfatizando a importância da OAB nas indicações para cargos no Tribunal de Justiça, destacando a falta de mulheres no cargo de desembargadora e o papel importante da Ordem na promoção da equidade de gênero nesses espaços.
A discussão abordou temas como o feminicídio e a necessidade de políticas públicas que assegurem às mulheres a possibilidade de desenvolver papéis profissionais e sociais fora de casa, com condições de exercer sua cidadania e ocupar espaços de poder e decisão.
Inteligência Artificial: O futuro da advocacia já é realidade, afirma presidente da OAB Rondônia
OAB Rondônia promove avanços e novas propostas na 491ª Sessão Ordinária
Calculadora Judicial: OAB Rondônia e TJRO promovem capacitação