Página Inicial / OAB Rondônia destaca importância da Ouvidoria para a sociedade: “elo entre o cidadão e a Ordem”

A Ouvidoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia está sob a coordenação de Larissa Rodrigues, a secretária-geral adjunta do triênio 2022-2024. Para auxiliar nas demandas, ela tem como ouvidores adjuntos os advogados Danilo Henrique Alencar, Iarlei Ribeiro, Marli Rosa de Mendonça, Rosimar Francelino Maciel e Santiele Almeida Gisbert. Nesta quarta-feira (16), a OAB Rondônia celebra o Dia Nacional da Ouvidoria.

Criada com o intuito de aperfeiçoar as atividades da instituição e requerer mais eficiência na prestação jurisdicional, a Ouvidoria da OAB/RO busca, ao longo dos anos, ampliar a participação da sociedade e dos advogados, visando sanar dúvidas e problemas existentes no âmbito da advocacia.

De acordo com Larissa Rodrigues, a Ouvidoria possui um canal para receber as denúncias, reclamações ou sugestões quanto ao exercício profissional da advocacia e da sociedade em geral. “Além da advocacia, a sociedade pode e deve participar, fazendo sugestões. Por exemplo, como você espera que seja o atendimento da Delegacia da Mulher? No Cartório Eleitoral?, entre outros setores”, diz.

Ela ainda acrescente que a Ouvidoria tem o papel de acolher também mulheres vítimas de violência e encaminhar para os setores e órgãos responsáveis. “É uma atuação dividida em três eixos: Ouvidoria Geral, Ouvidoria da Prestação Jurisdicional e Ouvidoria da Mulher. Por meio do canal (whatsapp – 69 99954 9260), conseguimos uma comunicação mais eficiente e responsiva”, afirma.

O presidente da Ordem, Márcio Nogueira, destaca que, entre as atribuições das ouvidoras, elas estão encarregadas de fazer um plano de trabalho para que todo assunto referente à prestação jurisdicional continue sendo levado ao conhecimento da advocacia pelos meios de comunicação da Seccional e transformado em pleitos para que a OAB/RO, em conjunto com as instituições, possa buscar alternativas para melhoria na prestação jurisdicional, gerando um impacto positivo no dia a dia dos profissionais rondonienses.

“É um time que eu confio no trabalho. Larissa, Iarlei, Marli, Danielo, Rosimar e Santiele na Ouvidoria têm esse papel de unir a sociedade à Seccional, uma vez que é por meio deste canal que recebemos reclamações e sugestões para assim buscar melhorar cada dia mais”.

Dia Nacional da Ouvidoria
O Dia Nacional da Ouvidoria é celebrado neste dia 16 de março. A Ouvidoria é o elo entre o cidadão e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO). Para tanto este canal é totalmente imparcial e objetivo. Todos os relatos feitos neste canal são absolutamente confidenciais e só serão tratados entre as partes interessadas.