Página Inicial / OAB Rondônia destaca importância do combate ao assédio moral e sexual no trabalho durante 6ª edição da Oficina de Formação Continuada dos colaboradores

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) realizou nesta sexta-feira (16/06), uma tarde de imersão dos colaboradores. Foi promovida a sexta edição da oficina voltada para a formação continuada dos colaboradores da entidade. O projeto reflete o compromisso da atual gestão em promover um ambiente de trabalho acolhedor e gratificante.

Um dos temas de destaque na oficina foi o assédio sexual e moral no ambiente de trabalho. O assunto foi abordado sob dois ângulos: o jurídico e trabalhista, apresentado por Aline Silva, secretária-geral da OABRO, e o psicológico, apresentado pela psicóloga Anne Cleyanne. Ambas enfatizaram a importância de conscientização e combate a esses tipos de assédio no local de trabalho. Detalharam ainda a forma como identificar quando você sendo vítima ou praticando a conduta.

Márcio Nogueira, presidente da OABRO, destacou que o momento é necessário tanto para os colabores quanto para a entidade. “Este é a oportunidade de parar e refletir sobre nossas ações. Investir na formação continuada dos colaboradores é uma medida que eu vejo como essencial para o crescimento não só do indivíduo, mas da instituição como um todo. É um investimento mútuo, benéfico para ambas as partes”, disse.

A secretária-geral, Aline Silva, expressou seu agradecimento aos colaboradores e ressaltou a relevância do tema abordado. “Hoje, buscamos uma prática diferente das oficinas anteriores. Nosso objetivo era mexer com cada um de vocês e, pelo feedback que recebemos, conseguimos”.

Larissa Rodrigues, secretária-adjunta, também agradeceu a dedicação dos colaboradores e destacou a contribuição de cada um para o fortalecimento da instituição. “Estar presente aqui também foi importante para o meu crescimento. Agradeço a dedicação de cada um de vocês no dia a dia”.

João Bosco Machado de Miranda, conselheiro da OABRO, compartilhou palavras de encorajamento. “Estes momentos de formação e reflexão são essenciais para o desenvolvimento profissional e institucional. É uma oportunidade de aprendizado e crescimento que beneficia a todos.”

Além das discussões sobre assédio, a oficina contou com uma palestra inspiradora ministrada pelo advogado e coach Altair Altoff, intitulada “Os 7 Ladrões da Alegria”. Muitos colaboradores expressaram sua gratidão, afirmando que a palestra despertou emoções, reflexões e os fez reconhecer padrões que podem afetar sua felicidade no dia a dia, no ambiente de trabalho e até em família.

Alex Teixeira, gerente geral da Ordem, destacou que a “OABRO continua comprometida em proporcionar um ambiente de trabalho saudável e de crescimento, através da formação continuada de seus colaboradores e do estímulo à discussão de temas relevantes para a sociedade”.