Página Inicial / OAB Rondônia e deputada federal Silvia Cristina falam de possibilidade de parceria com o Instituto Força do Amor

A possibilidade de uma parceria entre a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) e o Instituto Força do Amor (IFA) foi tema de reunião, na tarde de terça-feira (29), entre a secretária-geral Aline Silva, as representantes da Comissão de Direitos Sociais Maiara Ximenes e Lorraine Iyacoca e a deputada federal Silvia Cristina.
Conforme a presidente da Comissão de Direitos Sociais, Maiara Ximenes, o trabalho da OAB é voltado para orientação e palestras sobre que envolvem os direitos do paciente com câncer e seus familiares que, muitas vezes, deixam de ter benefícios por desconhecerem as leis.

“A Comissão de Direitos Sociais tem buscado estreitar laços com diversas instituições o objetivo, se realizada essa parceria, é a realização de ações em apoio à sociedade, em especial às pessoas com câncer”, destaca a presidente da Comissão, Maiara Ximenes.

A vice-presidente da Comissão de Direitos Sociais, Lorraine Iyacoca, enalteceu a importância do trabalho realizado pelo instituto. “Tanto eu como a Dra. Maiara conhecemos de maneira pessoal a luta de um paciente com câncer. Já tive casos da minha família e a Dra. Maiara na dela, e nós sabemos da importância de ações voltadas para essas pessoas que já estão tão fragilizadas”, destacou.

A secretária-geral Aline Silva destacou a importância do envolvimento da OAB para levar mais dignidade, conhecimento e ampliar a garantia de direitos da sociedade em geral. “A OAB é uma entidade em permanente defesa da sociedade. Com parcerias como essas, a Ordem se torna ainda mais representativa, leva confiança e mantém seu compromisso social”, afirmou.

A deputada federal Silvia Cristina enalteceu o trabalho da OAB e garantiu que tem se empenhado para construir importantes parcerias. “Estar de braços dados com a OAB é uma forma de levarmos benefícios para a sociedade, que tanto anseia por garantia de direitos”, frisou.

Também participaram da reunião, o assessor da deputada Sr. Cláudio, a presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Leide da Mata, a presidente do Instituto Força do Amor, Keila Barbosa, o vice-presidente do IFA, Julian Cuadal.

O INSTITUTO FORÇA DO AMOR
Fundado em 17 de agosto de 2021, o Instituto Força do Amor atua para a promoção do bem-estar bio-psico-social de pessoas com câncer, levando dignidade e promovendo a visibilidade do paciente e seus familiares.

Idealizado pela deputada Silvia Cristina, o IFA promove a assistência social, acesso à informação, prevenção, diagnóstico e tratamento de pessoas com câncer e a seus familiares, assim como tratamentos de reabilitação e acesso à equipamentos de mobilidade às pessoas com necessidades especiais; dentre outras ações.

Entre as parcerias já existentes, uma das primeiras foi como Hospital de Amor Amazônia.

Dentre os projetos desenvolvidos, estão: Força na Peruca, que consiste na produção de perucas para as mulheres com câncer na fase da queda dos cabelos; Seja Cego, que busca demonstrar por meio da exemplificação da cegueira, a luta contra a discriminação e o preconceito; Aprender e Inovar, voltado para a capacitação para pessoas com câncer e pessoas com deficiência, dentre vários outros.