A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rondônia, vem, com profundo pesar, lamentar o falecimento do arcebispo emérito de Porto Velho Dom Moacyr Crechi. Ele faleceu no início da noite desta segunda-feira(17), no Hospital 9 de Julho, onde estava internado tratando de uma infecção.
O presidente da OAB Rondônia, Elton Assis, ressalta a grande liderança religiosa que foi Dom Moacyr e da importância do bispo na história da Arquidiocese de Porto Velho. Em Rondônia, desde o ano de 1988, destacou-se por sua defesa às comunidades indígenas, seringueiros e trabalhadores rurais.
Dom Moacyr muito contribuiu para a solução de conflitos rurais e foi um dos grandes responsáveis pela criação da Faculdade Católica de Rondônia, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), além da forte atuação no fortalecimento das Comunidades Eclesiais de Base e os centros sociais da Arquidiocese.
“Dom Moacyr deixou um legado de lutas em favor das minorias e, sem dúvida, faz parte da história de nosso estado pelas conquistas sociais que promoveu, sempre buscando por uma sociedade igualitária, sem deixar de lado os seus dogmas cristãos”, afirma Elton Assis.
Neste momento de profundo pesar, a OAB se solidariza com toda a comunidade católica, amigos e familiares que sofrem com a irreparável perda.