É com profundo pesar que a OAB Rondônia lamenta o falecimento do ex-presidente da OAB Mato Grosso e ex-conselheiro federal Renato Nery, aos 72 anos.
Renato Nery foi assassinado com sete tiros em frente ao seu escritório, em Cuiabá, na manhã de sexta-feira (5).
O presidente da OABRO, Márcio Nogueira, em nome de toda a advocacia rondoniense, manifesta sua solidariedade à advocacia do Mato Grosso, assim como à família e amigos de Nery.
“Lamentamos profundamente a perda de Renato Nery, vítima de um ato de extrema covardia enquanto exercia sua profissão. Um ataque contra um advogado é uma afronta à Justiça e ao Estado Democrático de Direito. Acompanharemos de perto as investigações, em conjunto com a seccional do Mato Grosso e o CFOAB, para assegurar que esse crime não fique impune. Exigimos uma resposta rápida e firme das autoridades competentes,” declarou Márcio Nogueira.
A seccional de Rondônia une-se ao luto e à indignação expressos pelo Conselho Federal, que decretou três dias de luto oficial em homenagem ao colega.
Renato Nery presidiu a seccional do Mato Grosso durante a gestão 1989-1991. Além de sua dedicação à advocacia em seu estado, ele teve uma contribuição significativa para a advocacia brasileira, participando de debates relevantes, como aqueles sobre a criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).