Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB Rondônia lidera combate ao golpe do falso advogado, com apoio de Polícia e MP

Página Inicial / OAB Rondônia lidera combate ao golpe do falso advogado, com apoio de Polícia e MP

A Seccional Rondônia segue mobilizando a advocacia e a população para denunciar casos suspeitos

Siga o nosso canal do WhatsApp

Com o aumento dos casos de golpes praticados por falsos advogados em Rondônia, a diretoria e membros da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) se reuniram nesta sexta-feira (7/3) com representantes da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado para tratar do tema e buscar reforço no combate a essas fraudes.

Durante a reunião com o delegado-geral da Polícia Civil de Rondônia (PC-RO), Samir Fouad Abboud, a Seccional destacou a necessidade de ampliar as ações para coibir a prática criminosa em todas as regiões. A PC-RO solicitou um levantamento detalhado sobre os casos, reunindo informações como identidades dos falsos advogados, relatos de vítimas e evidências dos golpes aplicados para que um inquérito será instaurado para a devida investigação e responsabilização dos envolvidos.

A vice-presidente da OAB Rondônia e coordenadora da Força-Tarefa de Combate a Golpes Praticados por Falsos Advogados, Vanessa Esber, destacou que a Ordem rondoniense já faz o encaminho dos casos à PC-RO, mas que irá reunir informações mais detalhadas para compor o requerimento solicitado.

“Nosso compromisso é com a advocacia, garantindo que os responsáveis por essas fraudes sejam devidamente punidos e que a profissão seja protegida. Com a união das instituições, vamos fortalecer esse combate e resguardar os advogados e advogadas que atuam de forma legítima”, afirmou Vanessa Esber.

A Seccional também se reuniu com o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia, promotor de justiça Alexandre Santiago, com a promotora de Justiça e chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, Flávia Shimizu Mazzini, e o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Promotor de Justiça Anderson Batista de Oliveira. Durante o encontro, o Ministério Público reafirmou seu compromisso em colaborar com a investigação e no encaminhamento de medidas legais para coibir essa prática criminosa, e ficou definida a criação de uma campanha conjunta de conscientização para alertar a população sobre os riscos desses golpes e fortalecer a advocacia rondoniense.

A OAB Rondônia segue mobilizando a advocacia e a população para denunciar casos suspeitos e reforçando a divulgação de informações sobre como identificar esses criminosos.

“A OAB Rondônia tem como prioridade defender a advocacia e garantir que apenas profissionais devidamente habilitados exerçam a profissão. Nossa atuação conjunta com a Polícia Civil e o Ministério Público é essencial para barrar esses golpes, proteger os advogados e advogadas e manter a credibilidade da advocacia perante a sociedade”, afirmou Márcio Nogueira, presidente da OAB Rondônia.

No dia 29 de janeiro de 2025, representantes da OAB Rondônia se reuniram com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) para discutir melhorias no sistema PJe, buscando mecanismos para inibir a utilização indevida de documentos processuais em golpes. Essa articulação reflete o compromisso da Seccional em fortalecer a proteção da advocacia e garantir mais segurança no exercício profissional.

Estiveram presentes na reunião desta sexta-feira (7/3) o Márcio Nogueira, presidente da OAB Rondônia; Vanessa Esber, vice-presidente da OAB Rondônia e coordenadora da força-tarefa; Nelson Maciel, secretário-geral da OAB Rondônia; Alex Teixeira, diretor tesoureiro da OAB Rondônia; Rooger Taylor, presidente da Subseção de Jaru e o Luiz Felipe, Conselheiro Seccional.

Leia Mais:

OAB Rondônia cria força-tarefa para combater golpe do falso advogado

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Jheniffer Núbia (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone