A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) esteve presente no I Fórum Intermunicipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, realizado em Porto Velho no Dia Estadual pelo Fim do Feminicídio (25/3). A Seccional foi representada pela presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar, Rosimar Francelino, que reforçou o compromisso da Ordem na luta contra a violência de gênero e a promoção dos direitos das mulheres.
Durante o evento, foram discutidas estratégias de prevenção e enfrentamento à violência doméstica, e a troca de experiências entre diferentes atores sociais, instituições públicas e privadas. Rosimar Francelino, destacou a importância da presença do evento e reafirmou o compromisso da Ordem com a causa.
“Neste Dia Estadual pelo Fim do Feminicídio, a OAB Rondônia reitera sua luta pelo fim da violência contra a mulher. A Ordem sempre foi parceira dessa causa e, com a criação da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar, damos um passo decisivo no enfrentamento à violência de gênero em nosso estado. A Seccional segue firme ao lado das instituições e da sociedade na defesa dos direitos das mulheres”, afirmou Rosimar.
A Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar foi criada pela OAB RO neste ano, após a proposta do presidente da Seccional, Márcio Nogueira, ser aprovada por unanimidade durante a 490ª sessão do Conselho Seccional. A comissão tem se dedicado à promoção de debates e à realização de ações de conscientização a sociedade sobre os direitos das mulheres e as medidas de proteção contra a violência doméstica.
O evento reforçou a importância de uma ação conjunta entre o poder público, organizações civis e instituições jurídicas para garantir a efetividade das políticas de proteção e a transformação da realidade das mulheres vítimas de violência no estado de Rondônia. A participação da OAB RO no fórum demonstra o compromisso contínuo da entidade com o combate à violência doméstica e o fortalecimento dos direitos das mulheres.