Página Inicial / OAB Rondônia promove com sucesso primeiro “Impulsiona Universitário”, em Ji-Paraná

Nos dias 10 e 11 de maio, a Subseção de Ji-Paraná foi palco do primeiro evento exclusivo para estudantes de Direito na região, o “Impulsiona Universitário”, idealizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO), com intuito de integrar a universidade a Ordem. No total, foram 420 inscritos, 68 palestrantes e mediadores, 40 voluntários, 8 painéis e 19 oficinas.

O evento como teve coordenadores gerais a advogada Amanda Nunes e o conselheiro seccional João Bosco de Miranda, coordenadores executivos o advogado Jacinto Dias, a presidente da Comissão de Estágio de Exame de Ordem, Caroline Pontes, e o presidente da Subcomissão Universitária, Renan Correia, e coordenadores acadêmicos: o advogado Aroldo Bueno e o presidente da Subseção de Ji-Paraná, Jeferson Freitas Vaz.

A abertura do evento foi feita pelo presidente Márcio Nogueira. Em sua palestra, ele abordou os “Impactos da Inteligência Artificial na Advocacia” e ressaltou que o Impulsiona Universitário é um projeto que leva conhecimento, prática e estrutura da OAB por todo o estado, fomentando um espaço de diálogo, reflexão e troca de experiências entre estudantes e operadores de Direito de Rondônia.

“A forma de advogar tem se transformado constantemente e o profissional do direito precisa acompanhar essa evolução. Então, no momento focamos também na formação do estudante de direito, estamos preparando esses profissionais para os desafios da carreira, oferecendo a eles uma visão prática e atualizada do Direito. Eventos como este são uma forma de ampliar a conexão entre a OAB e a comunidade acadêmica, incentivando o desenvolvimento profissional desde a graduação”, destaca o líder da advocacia rondoniense.

A programação do dia 11/05 contou com temas atuais, voltados para inserir e capacitar os acadêmicos para o mercado de trabalho, como por exemplo: Planejamento Estratégico em Escritório de Advocacia, Entendendo os Procedimentos da Audiência de Conciliação, Empreendedorismo e Inovação na Advocacia, dentre outros.

Jefferson Freitas, presidente da Subseção de Ji-Paraná, também ressaltou a relevância do “Impulsiona Universitário” para a região. “Trazer um evento dessa magnitude para Ji-Paraná demonstra nosso compromisso com a educação e a formação de qualidade. É uma oportunidade única para nossos estudantes terem contato direto com as práticas mais recentes do Direito”, comentou Jefferson.

Da mesma, o conselheiro seccional João Bosco Machado de Miranda destacou a importância de aproximar a Ordem dos futuros profissionais do direito. “A Ordem está sempre de portas abertas. Esses estudantes de direito são os futuros advogados e advogados que terão participação e precisam estar alinhados com a atuação da OAB Rondônia”, afirma.

A advogada Amanda Nunes, coordenadora do evento e presidente da comissão de estágio e exame da ordem da subseção Ji-Paraná, ressaltou a importância do evento e do networking entre acadêmicos e profissionais da área do direito. Ao mesmo tempo, destacou o trabalho desenvolvido pelos acadêmicos voluntários e membros das comissões. “Nosso objetivo era transmitir conhecimento e capacitar os futuros profissionais do direito. Contamos 40 acadêmicos voluntários que desempenharam um papel fundamental na organização do evento. Sem o empenho de cada membro da equipe, essa iniciativa não teria sido possível”.

O presidente da Subcomissão Universitária, Renan Correia Rodrigues, explicou que a escolha dos temas das palestras e oficinas foi pensada estrategicamente para atender às demandas dos estudantes. “Nosso foco foi criar uma programação diversificada, que pudesse abranger diferentes áreas de interesse dos alunos. A resposta positiva dos participantes sobre o evento mostra que estamos no caminho certo para promover um ensino ainda mais conectado com a realidade do mercado”.

Para a presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da Seccional, Caroline Pontes, é necessário reconhecer a relevância dos eventos universitários no interior do estado. “Esse é um compromisso da OABRO com quem se prepara para dar o pontapé inicial na carreira”.

Realizado na sede da universidade Estácio de Ji-Paraná, o evento contou com a presença da reitora Adriana Pereira Assis, da coordenadora do curso de direito, Cláudia Marina Moretto Alves, coordenadora do curso de direito da faculdade São Lucas, Rosicler Carminatto, da vice-presidente da OABRO, Vera Paixão, da secretária adjunta, Larissa Rodrigues, do gerente geral, Alex Teixeira, do diretor-tesoureiro, Marcos Zani, dos conselheiros federais: Solânge Almeida e Alex Sarkis, entre outros advogados e convidados.