Na tarde da última quinta-feira (16/05), a OAB Rondônia promoveu com sucesso o evento CEAR Juizados Especiais, que teve como objetivo principal debater temas pertinentes à atuação nos Juizados Especiais. O evento, ocorrido no Plenário da Ordem em Porto Velho, contou com a participação de diversos especialistas e operadores do Direito, e foi marcado por nove painéis que abordaram assuntos específicos e de grande relevância para a advocacia.
A palestra de abertura, “Panorama sobre as Leis de Juizados”, foi ministrada por Alexandre Câmara e Vinícius Lemos, e deu o tom para as discussões subsequentes. A programação incluiu ainda uma roda de conversa sobre “Atuação da Jovem Advocacia nos Juizados Especiais” com Leonardo Lima, e painéis como “Núcleo 4.0 – As Grandes Litigantes” com Gabriel Tomasete, Eduardo Ceccatto e Dayse Leopoldino.
Outros temas abordados foram a atuação no Juizado Criminal, com Gustavo Santana e Raphael Will, e os desafios dos recursos e sustentação oral junto às Turmas Recursais, apresentados por Erica Vairich e Everton Reis. Wilson Vedana discutiu a prospecção de clientes através de meios tecnológicos, enquanto Vanessa Melo destacou os desafios e oportunidades na advocacia previdenciária nos Juizados Especiais Federais.
A importância da advocacia nas ações dos Juizados Especiais e como demonstrar isso para o cliente foi tema do painel de Agnys Helbel e Anna Luíza, e a mesa com juízes do Juizado, com Pâmela Rocha e Alice Ceresa, ofereceu uma visão prática da atuação nos Juizados Especiais.
“É uma honra fazer parte desta primeira edição do evento, que nos proporcionou uma tarde extremamente produtiva. Diversos palestrantes e operadores do Direito, que atuam dentro dos Juizados Especiais, disponibilizaram seu tempo para compartilhar conhecimento com a advocacia, atualizando colegas que atuam nessa área,” explicou Pâmela Rocha, presidente da Comissão de Juizado Especial.
Eduardo Ceccatto, membro da Comissão de Juizado, também destacou a importância do evento. “Foram nove painéis sobre temas cruciais, como advocacia criminal prática e previdenciária, núcleo 4.0, entre outros. Agradecemos a presença de todos e já adiantamos que estamos planejando o evento de 2025.”
Alice Ceresa, membro da Comissão, comentou sobre a troca de experiências proporcionada pelo evento. “Participar da primeira CEAR foi uma experiência de aprendizado incrível. O conhecimento compartilhado por todos os participantes certamente despertou o interesse de muitos para a próxima edição.”